UNERJ - Centro Universitário de Jaraguá do Sul Curso: Administração / Ciências Contábeis Disciplina: Matemática Prof.: JOABLE Apostila 1: Revisão de Matemática Elementar Sinais Adição Subtração Multiplicação Divisão + com + + + + + com – sinal do maior – – – com + valor absoluto* requer análise** – – – com – + + * Na adição, o sinal final será o do número de maior valor absoluto, veja os exemplos: (+10) + (+14) = +24 (+10) + (–14) = – 4 (– 10)+ (+14) = + 4 (–10) + (–14) = –24 ** Na subtração, o sinal final depende da ordem dos números, como mostram os exemplos: (+10) – (+14) = – 4 (+10) – (–14) = + 24 (– 10)– (+14) = – 24 (–10) – (–14) = +4 A ordem de cálculo: • Multiplicações e Divisões devem ser efetuadas antes de Adições e Subtrações; • Parênteses ( ) são prioritários em relação aos colchetes [ ] e estes em relação às chaves { }; • Expoentes e raízes devem ser resolvidos primeiro; • Deve-se resolver uma Adição ou Subtração antes de uma Multiplicação ou Divisão apenas se estas estiverem entre parênteses, colchetes ou chaves 1 de 6 Frações: a , onde a é o numerador e b é o denominador b Representa uma divisão, portanto existe um equivalente decimal. • Soma e Subtração: para denominadores iguais, manter o denominador e somar os numeradores, para denominadores diferentes, deve-se tirar o M.M.C; aca ± c ± = bb b (MMC b d) ÷ b × a)( MMC b d) ÷ d × ca ± c = (, ± (, ) b d MMC(b, d) • Multiplicação: multiplica-se numeradores e denominadores ac a × c × = bd b × d • Divisão: mantém-se a primeira fração e multiplica-se pelo inverso da 2ª ac ad a × d ÷ =× = bdbc b × c Exercícios sobre frações: Resposta em fração Resposta em decimal a) 4 7 2 1 + 4 9 2.250 b) 7 3 9 2 - 63 13- –0.206 c) 5 1 9 2 4 3 -+ 180 139 0.772 d) 5 3 4 1 8 3 ÷. . . . . .× 32 5 0.156 e) 3 2 10 1 9 5 -. . . . . .× 18 11- –0.611 f) 8 1 1 4 2 1 ÷. . . . . .× 16 16 g) 3 4 2 1 9 7 ·. . . . . .- 27 10 0.370 h). . . . . .-+-. . . . . .-+ 16 2 12 4 6 2 8 1 6 2 3 1 0 0 2 de 6 Potenciação: a .base a ×a ×a×a =an n .expoente Regras 1) nmnm aaa +=× 2) nmnm aaa -=÷ 3) m mm b a b a =. . . . . . 4) () m nnm aa ×= 5) mm a b b a . . . . . . =. . . . . .- 6) 10 =a 7) aa =1 8). . . . . . = n m n m aa Exercícios sobre potenciação: Resposta 1) 13 55 ÷- 625 2) 34 77 ×- 7 3) 7 25 1.640 4) 2 4 1 2 1 2 ÷. . . . . .× 128 1 5) ( )2 132 24 ÷+ 50 6) 7 54 2.508 7) 2 2 1 4 3 - . . . . . .- 16 8) 42- – 16 9) ( )4 2- 16 10) 32 xx × 5x 11) 32 1 xx × 2 7 x 12) xx x 2 × 2 1-x 13) xx x × 2 2 1 x 3 de 6 Equações do 1° Grau: a · x + b = 0 x . incógnita solução: b x =- a Exercícios sobre equações do 1° Grau: Resposta a) 31 =x + 2 b) 242 = --· x 1 c) 1124 =-+· x 0 d) ( ) 6 3 4)( 1 = + + x x 2 e) ( ) ( ) 20 11 17 23 = -· +· x x 3 f) ( ) ( ) 412 4 = - +·- - x x 0 Sistemas de Equações do 1°Grau (com 2 equações e 2 incógnitas): .. . ... a· x + b · y = c d · x + e · y = f x ,y . incógnitas a, b, d, e . coeficientes c, f . termos independentes solução: isolar uma incógnita em uma equação e substituir na outra Exercícios sobre Sistemas de Equações do 1° Grau: Resposta {x,y} a) . . . . . .=·+· =·+· 716 642 yx yx {1,1} b) . . . . . .= -·+·- = -·+·- 222 734 yx yx {4,3} c) . . . . . .= -·+· = -·+· 915 423 yx yx {– 2,1} d) . . . . . .=·+· = -·-· 4.2534 2.7552 yx yx {0.5 , 0.75} e) . . . . . .=·-· =·+· 1835 242 yx yx {3, –1} f) . . . . . .= -·+· = -·+· 2865 1424 yx yx {– 2, –3} 4 de 6 Equações do 2° Grau: a · x2 + b · x + c = 0 I II - b ± b2 - 4 · a · c x , x = solução: Baskara 2 · a Exercícios sobre equações do 2° Grau: Resposta a) 032 =·- xx {0,3} b) 082 =·+ xx {–8,0} c) 0122 2 =·+· xx {–6,0} d) 0252 =-x {–5,5} e) 952 22 +=+· xx {–2,2} f) 937 22 +·=+ xx { } g) 0232 =+·- xx {1,2} h) 0562 =+·- xx {1,5} i) ( ) ( 1)31 -·=-· xxx {1,3} j) ( ) 232 2 -·=- xx {1,6} k) ( ) 2 1 10 7 5 2 + =+ xx {½, 2} Logaritmos: logba = x . bx = a b . base a . número que se deseja calcular o logaritmo na base b x . logaritmo Bases mais comuns: • 10 (logaritmo decimal - log, tem nas calculadoras científicas) • 2.718281828 – número “e” ( logaritmo natural – ln, tem em todas as calculadoras) Para calcular, usando a calculadora, qualquer logaritmo em qualquer base, deve-se utilizar uma propriedade dos logaritmos chamada de mudança de base: logba =( ca)( logc log ÷ b) b . base a . número que se deseja calcular o logaritmo na base b c . baseda calculadora (podeser 10ou "e") 5 de 6 Exercícios sobre logaritmos: Resposta a) log5 3 0.682 b) log 2 0.301 c) 4log2 2 d) 2log 4 1... . ... .– 0.5 e) 7log5 1.209 f). . . . . . 2 1log2 – 1 g) log 4 0.602 h) ln 5 1.609 Resposta i) ( 3)log4 - . j) 2log 8 1... . ... .– 0.333 k). . . . . . 9 1log3 – 2 l) ln 8 2.079 m) log 7 0.845 n) log4 16 2 Unidades de Tempo - Conversões Considerar o calendário comercial (mês com 30 dias e ano com 360 dias) 1) Transformar em ANOS Resposta a) 2 anos, 9 meses e 12 dias 2.7833... b) 4 anos, 6 meses e 2 dias 4.5055... c) 6 anos, 5 meses e 25 dias 6.4861... d) 1 ano, 8 meses e 15 dias 1.7083... 2) Transformar em ANOS, MESES e DIAS Resposta a) 0.6833 0 anos, 8 meses e 6 dias b) 0.0778 0 anos, 0 meses e 28 dias c) 2.9555 2 anos, 11 meses e 14 dias d) 3.2666 3 anos, 3 meses e 6 dias 3) Somar as horas Resposta a) 0H10M + 0H33M + 0H27M + 0H48M + 0H08M 2H06M b) 3H10M + 3H15M + 3H20M + 3H30M + 3H40M 16H55M c) 2H44M + 3H15M + 9H58M + 8H02M + 4H44M 28H43M d) 2H00M + 5H23M – 3H47M + 6H39M – 4H57M 5H18M 6 de 6