Netsaber » Biografias

Piotr Tchaikovski

(Compositor russo)
7/5/1840, Vatkinsk, Rússia
6/11/1893, São Petersburgo, Rússia


Criador de melodias marcantes e envolventes, Tchaikovski foi um dos mais populares compositores de todos os tempos. Quem já não ouviu "O Lago dos Cisnes" ou a "Valsa das Flores", da Suíte Quebra-Nozes?

Piotr Tchaikovski era o segundo de uma família de seis filhos. Cedo começou a estudar piano. Em 1848, a família mudou-se para São Petersburgo. Lá, Piotr começou a praticar o piano de forma intensiva, o que lhe valeu uma doença nervosa. Apesar de proibido pelos médicos de continuar tocando, pouco a pouco recobrou sua saúde. Preparou-se então para ingressar no curso de jurisprudência, o que não o entusiasmava. Aos quatorze anos, com a morte de sua mãe, a quem adorava, Piotr Tchaikovski teve uma crise depressiva.

Depois de terminar a faculdade de direito, passou a oficial do Ministério da Justiça, em 1854. Dois anos depois, ao ouvir pela primeira vez o "Don Giovanni" de Mozart, ficou entusiasmado com a ópera alemã.
Aos 23 anos, resolveu deixar a profissão de advogado para dedicar-se à música. Matriculou-se no Conservatório de São Petersburgo, tornando-se aluno do grande pianista Anton Rubinstein.

Em 1866, Tchaikovski mudou-se para Moscou e passou a dar aulas de teoria musical. No ano seguinte, casou-se com uma aluna do conservatório, Antonina Miliukova. O casamento foi desastroso, acentuando a hipersensibilidade de Tchaikovski.

Seguindo recomendações médicas, partiu para uma temporada de um mês na Suíça, viajando, em seguida, para a França e a Itália. Nessa época, travou relações com Nadezhda von Meck, que se tornaria sua protetora e mecenas.

De volta a Moscou, Piotr Tchaikovski estabeleceu com Nadezhda uma relação por cartas, que durou 14 anos. Em 1885, compôs a "Sinfonia Manfred" e, três anos depois, a "Quinta Sinfonia".

Em 1890, o compositor finalizou a ópera "A Dama de Espadas". Nesse mesmo ano, rompeu com Nadezhda.

Reconhecido por sua obra, Tchaikovski apresentou-se em várias capitais européias e viajou aos Estados Unidos para a inauguração do Carnegie Hall, em 1891.
No dia 28 de outubro de 1893, sua última sinfonia, a "Patética", estreou em São Petersburgo. Nove dias depois, o compositor faleceu, em circunstâncias ainda hoje obscuras.

Tchaikovski deixou uma obra vasta e muito admirada, incluindo, além de suas seis sinfonias, balés, concertos e canções.


Biografias Relacionadas


- Radamés Gnattali

Compositor, arranjador e instrumentista nascido em Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, cuja obra contribuiu para acabar com as barreiras entre a música erudita e a composição popular. Filho de uma pianista gaúcha, Adélia Fossati, e de um imigrante...


- Clément-philibert-léo Delibes

Compositor francês nascido em Saint-Germain-du-Valle, pioneiro na composição musical de alta qualidade para balés. Depois de estudar no Conservatório de Paris, sob a influência da ópera do compositor Adam, a quem ele acompanhou no Teatro Lírico (1853),...


- Igor Stravinski

"O Pássaro de Fogo" foi criado em 1910. É um belo poema sinfônico composto por Igor Fiodorovitch Stravinski. Quase cem anos depois, sua música exuberante ainda conquista vastas platéias no mundo todo. Se alguém quiser ouvi-la no cinema, é só assistir...


- Franz [ferencz Em Húngaro] Liszt

Compositor magiar de ascendência alemã nascido em Raiding, na Hungria, conhecido na Europa como o maior pianista do século XIX. Após alcançar o sucesso como pianista, em Viena (1822), mudou-se para Paris (1823) e passou a dar concertos em toda a Europa....


- Gustav Mahler

Apesar de ter sua obra reconhecida apenas nos anos 60, Mahler foi um compositor dos mais importantes. Para isso contribuíram as gravações de Leonard Bernstein, um de seus sucessores à frente da Filarmônica de Nova York, assim como biografias, escritas...