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Christoph Willibald von Gluck

(Compositor italiano)
1714 - 1787



Compositor italiano nascido em Erasbach, no Alto Palatinado, reformador e purificador da ópera, a que imprimiu a grandeza do teatro clássico e que tomou por base de sua obra a música italiana. Aos três anos mudou-se com a família para a Boêmia e estudou na Universidade de Praga. Porém seu gosto pela música foi mais forte e foi para Viena (1736). Apoiado por um príncipe lombardo, pôde viajar para Milão, onde estudou com Giovanni Battista Sammartini e entrou em contato com a ópera italiana. Criou um grupo de ópera reformada com o objetivo de reverter a ópera a um estilo comparável ao da tragédia grega clássica, despojada de árias vistosas e de todo e qualquer recitativo para voz e cravo afim de que se assegurasse em efeito continuamente dramático, ao invés de uma seqüência mal conectada de episódios. Estreou na ópera com Artaserse (1741) e quatro anos depois, em Londres, conheceu Haendel e, de volta a Viena (1749), começou a ser respeitado com Semiramide riconosciuta (1748). A partir de L'innocenza giustificata, apresentada em Viena (1755) começou a desenvolver seu estilo característico, preocupado com a verdade dramática. Encontrou pleno reconhecimento em Paris, porém não fez sucesso com suas óperas cômicas francesas, gênero então muito apreciado em Viena. No início da década seguinte encenou a primeira de suas obras-primas, Orfeo ed Euridice (1762), e aprofundou seu estilo marcante em Alceste (1767). Voltou para Paris (1773), onde consolidou seu prestígio como reformador com Iphigénie en Aulide (1774) e atingiu seu auge com Iphigénie en Tauride (1779), de intensa religiosidade. Seu estilo inovador não foi uma unanimidade, especialmente pelos seguidores de seu rival italiano Niccolò Piccinni. Protegido pela rainha Maria Antonieta, assim viveu boa parte de seus últimos anos na corte de Versalhes, mas morreu em Viena. Compôs suas seis óperas reformadas, todas com temas colhidos na mitologia grega, tornou-se um dos compositores mais admirados em toda a Europa de seu tempo e seu trabalho abriu caminho para as grandes óperas do século XIX, como Wagner, Verdi e Puccini.

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