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Hugo Alvar Henrick Aalto

(Arquiteto finlandês )
1898 - 1976


Arquiteto finlandês nascido em Kuortane, a oeste da província de Ostrobothnia, considerado um dos mestres da arquitetura do século XX. Filho de um topógrafo público e o mais velho de uma família de três irmãos, com cinco anos sua família mudou-se para Jyväskylä. Graduou-se em arquitetura na Universidade de Tecnologia de Helsinki (1921) e voltou para Jyväskylä, onde morou pelos próximos 24 anos. Abriu seu primeiro escritório de arquitetura (1923), ano também em que se casou com a arquiteta Aino Marsio, com quem teve duas crianças, Johanna (1925) e Hamilkar (1928), e que até morrer (1949) foi sua colaboradora em todos os seus projetos. Projetou para a cidade de Jyväskylä cerca de 70 prédios (1923-1927). Um ano após formar-se, já havia projetado um pavilhão para a Exposição Industrial de Tampere, no qual usou apenas materiais naturais da região, sem alterar sua aparência. O respeito pela integridade e pureza dos materiais evidenciou-se em seu primeiro sucesso internacional, o pavilhão finlandês na Exposição Internacional de Paris (1937), chamado de um poema à madeira. Nos anos seguintes revolucionou os conceitos arquitetônicos vigentes na Escandinávia, com obras como o Teatro Finlandês da cidade de Turku (1927), a Biblioteca Municipal de Viipuri, mais tarde Viborg, o Sanatório de Tuberculosos de Paimio, a sede do jornal Turun-Sanomat de Turku e o complexo industrial e vila operária de uma fábrica de celulose em Sumila, que ampliou e remodelou mais tarde. Ficou consagrado na América com uma exposição sobre seu trabalho no Museu de Arte Moderna de Nova York (1939) e ensinando arquitetura no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (1940-1947). Na década seguinte projetou algumas de suas obras-primas, como a Prefeitura de Säynatsälo (1952), o Centro Cultural da Volkswagen em Wolfsburg, Alemanha, a Igreja de Vuoksenniska (1959) e os museus de Aalborg, Dinamarca, e de Bagdá, Iraque. A fase final de sua vida foi marcada pela colaboração com a também arquiteta Elissa Mäkiniemi, com quem se casou (1952) após três anos de viuvês. Sua última grande obra foi o palácio Finlândia (1971), centro de atividades culturais e políticas em Helsinki, e morreu nessa cidade. Sua obra caracterizou-se pelo empenho de conferir um caráter mais humano às estruturas geométricas próprias da arquitetura moderna, para o que ele buscou inspiração nas formas tradicionais de sua pátria. As suas criações e lições plásticas foram também essenciais ao desenvolvimento do desenho industrial no século XX, gerando novas idéias para móveis, luminárias e muitos outros objetos utilitários ou decorativos.

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