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Marcílio Maierardini, o Marcílio de Pádua

(Médico, filósofo e teólogo averroísta )
1275 - 1342


Médico, filósofo e teólogo averroísta nascido em Pádua, conhecido por seus textos contra o papa e cujas obras políticas representaram o fim do pensamento medieval e o início da época moderna. Indo ensinar em Paris chegou a ser reitor da Universidade. Formado em medicina em Pádua, foi para Paris, onde ensinou e onde foi reitor da universidade (1312-1313). Em Paris, ele sofreu a influência do averroísmo latino, que separava claramente a razão da fé, contou o também averroísta Jean de Jandun, na elaboração de sua obra maior, que é o Defensor Pacis (1324). Como reitor da Universidade de Paris e um dos principais teóricos do poder secular, lançou-se numa radical crítica à ambição da Igreja Cristã em querer ser também um poder temporal. Essa sua obra, Defensor da paz, apresentou a mais bem elaborada doutrina do poder estatal, que, segundo alguns, foi a fonte inspiradora de todas as concepções do estado secular que surgiram, bem mais tarde, nos tempos modernos. Pouco tempo depois da publicação do livro, ele foi excomungado (1325) e, como fizera Ockhan, procurou refúgio junto a Ludovico, o Bávaro, ao qual dedicou a obra incriminada, onde se tornou conselheiro e médico imperial. O livro tornou-se um ponto de referência obrigatório para os teóricos do conciliarismo e dos adversários do papa. Ele acompanhava Ludovico quando este entrou na Itália (1327). Ludovico foi coroado Imperador pelo povo, exemplificando sua teoria de que o poder deriva imediatamente do povo, tendo em Deus apenas a sua causa remota. Foi nomeado seu vigário em Roma pelo novo Imperador após declarar deposto o papa João XXII. Entretanto, Ludovico teve que voltar logo para a Alemanha e ele o seguiu, permanecendo na corte como conselheiro e médico imperial até morrer, em Munique. O seu pensamento tem sido objeto das maiores controvérsias e divergências. Para ele a lei não tem um fundamento divino, nem um suporte ético, nem se baseia no direito natural. Há quem veja nele um precursor da democracia enquanto que por outros é visto como um precursor do totalitarismo. Há também quem veja nele, no entanto, um defensor da ideologia imperial, pois ao falar do povo como causa eficiente da legislação, refere-se ao “conjunto de cidadãos” ou a sua “parte preponderante”, o que fundaria essa referida “ideologia Imperial” numa espécie de aristocracia. Em um segundo livro seu, Defensor Minor, buscou definir pontos muito importantes para a Igreja, os cristãos, gerando questionamentos entre a possibilidade e impossibilidade com base na Sagrada Escritura. Essa publicação foi uma continuidade do Pacis. Costuma-se nomear este teólogo, com seu admirável e revolucionário Defensor pacis, como o precursor da teoria da tolerância, em razão de afirmar que a Bíblia convida a ensinar, demonstrar e convencer, e não a obrigar e punir, pois, sendo a consciência livre, a fé imposta através da coação não traz nenhum mérito.

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