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Osvaldo Goeldi

(Artista brasileiro )
1895 - 1961


Artista brasileiro nascido no Rio de Janeiro, antigo Distrito Federal, expoentes do modernismo brasileiro, identificado com o expressionismo, cuja obra retratou a alienação e a solidão do homem moderno e é considerado o mais importante e perfeccionista na arte da xilogravura que o Brasil conheceu. Filho do naturalista suíço Emílio Augusto Goeldi (1859-1917), responsável pela organização do Museu Goeldi em Belém do Pará, foi com o pai para a Suíça (1901). Cresceu na Suíça e foi educado em Zurique e Genebra, e realizou uma apresentação de desenhos, sua primeira exposição individual, em Berna (1917). De volta ao Brasil (1919), radicou-se no Rio de Janeiro e depois de cinco anos, resolveu se dedicar à xilogravura. Por ocasião de sua primeira exposição na Galeria Wyss, em Berna (1917), teve oportunidade de conhecer o desenhista expressionista austríaco Alfred Leopold Isidor Kubin (1877-1959), de quem se tornou grande amigo e manteria correspondência durante toda a vida, herdando influência decisiva em sua obra. Esteve na Alemanha (1930-1931) e foi premiado como melhor gravador brasileiro na I Bienal de São Paulo (1951), à qual espôs mais duas vezes (1953 / 1955) e esteve com sala especial (1966). Expôs também na Bienal de Veneza (1950 / 1952 / 1958) e conquistou o prêmio internacional de gravura na II Bienal Interamericana do México (1960). Dedicou significativa parcela de sua obra gráfica à ilustração de suplementos literários e livros, como para Cobra Norato, de Raul Bopp (1937) e diversas obras de Dostoievski (1941-1953), além de Martim Cererê, de Cassiano Ricardo (1945), Lições de abismo, de Gustavo Corção (1956) e Mar morto, de Jorge Amado (1960). Mestre de numerosos artistas e professor de gravura, por muitos anos, na Escolinha de Arte do Brasil e na Escola Nacional de Belas-Artes, no Rio de Janeiro, morreu em sua cidade natal. Seus desenhos, diferentemente de suas gravuras, espelhavam muitas das qualidades do artista, distinguindo-se por um brilho especial com distorções lineares, linhas tensas, irregulares em ondulações ou entre cruzamentos ásperos, que aparentavam um mundo fantástico de visões fantasmagóricas.
OBS: O modernismo brasileiro teve seu ápice cultural na famosíssima semana de arte Moderna (1922), ocorrida entre 13 e 17 de fevereiro daquele ano, e enfraqueceu a partir do período da II Grande Guerra, quando a abstração chegou com mais força ao país, principalmente com o falecimento de Mário de Andrade (1945). Seu final aconteceu em meados do século XX com a criação das bienais, que promoveram a internacionalização da arte do país. Na gravura, o modernismo brasileiro possui como expoentes Osvaldo Goeldi (1895-1961) e Lívio Abramo (1903-1992). Ambos identificados com o expressionismo, Abramo desenvolveu um trabalho mais voltado para o lado social.

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