Netsaber » Biografias

Ovide-Jean Decroly

(Médico belga)
1871 - 1932


Médico belga nascido em Renaix, um dos grandes renovadores da teoria educacional na infância, ao lado de contemporâneos como a italiana Maria Montessori. Filho de Jean-Baptiste Etienne Decroly e de Justine Aimée Louise Soret, foi um aluno bastante indisciplinado durante sua formação básica, por exemplo, recusava-se a assistir aulas de catecismo e, assim, foi expulso de várias escolas. Iniciou sua vida acadêmica no curso de Ciências biológicas, manifestando grande interesse pelas investigações laboratoriais. Posteriormente formou-se em medicina e doutorou-se pela Universidade de Gand (1896). Depois estudou em Berlim e Paris (1897), especializando-se em neurologia. De volta à Bélgica, instalou-se definitivamente em Bruxelas, e casou-se (1898) com Agnes Guisset, filha do industrial Jean-Baptiste Guisset, burgmestre em Renaix. Dedicou-se ao estudo da infância deficiente e fundou, em Uccle, um instituto para a educação de excepcionais (1901). Aceitou a direção da École d'Ermitage (1907), cujo o ensino era direcionados aos meninos considerados de infância irregular, e que se tornou famosa como exemplo da Escola Nova. Ali aplicou ao ensino de crianças normais as conclusões extraídas da educação de excepcionais. Participou ativamente na fundação da liga internacional de Educação Nova. Nomeado Professor de psicologia da Universidade de Bruxelas (1912), também fundou (1915) e presidiu a Foyer des orphelins. Também foi um dos fundadores do Cofondateur de la Ferme-Ecole de Waterloo (1924). Sofreu seu primeiro enfarte (1930) e faleceu em 12 de setembro, dois anos depois, nos jardins do Institut des Estropiés da Province de Brabant (1932), em Bruxelas, onde era co-diretor. Seus mais importantes livros foram Vers l'école rénovée (1921), La Méthode Decroly (1922), Fonction de globalisation (1923), Évolution de l'affectivité (1927) e Developpement du langage (1930). Baseado em suas contrariedades durante sua educação em sua infância, seu método se destaca ao buscar conciliar medidas psicológicas e educativas na prática educacional com as crianças. A educação segundo ele, não constitui na preparação para a vida adulta, a criança deve viver seus anos jovens, e resolver seus conflitos no momento certo. Sua pedagogia tinha um caráter naturalista e psicológico, visando o desenvolvimento infantil e sua adequada educação. Sua obra educacional destaca-se, pois, pelo valor que colocou nas condições do desenvolvimento infantil; destaca o caráter global da atividade da criança e a função de globalização do ensino.

Biografias Relacionadas


- Fernando De Azevedo

Fernando de Azevedo, professor, educador, crítico, ensaísta e sociólogo, nasceu em São Gonçalo do Sapucaí, MG, em 2 de abril de 1894, e faleceu em São Paulo, SP, em 18 de setembro de 1974. Eleito em 10 de agosto de 1967 para a Cadeira n. 14, sucedendo...


- Jules Jean Baptiste Vincent Bordet

Médico bacteriologista belga nascido em Soignies, pesquisador da Universidade de Bruxelas, Bélgica, vencedor do Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina (1919) por suas descobertas no campo da imunologia. Educado em Bruxelas e graduado como Doutor em Medicina...


- Jules Jean Baptiste Vincent Bordet

Médico bacteriologista belga nascido em Soignies, pesquisador da Universidade de Bruxelas, Bélgica, vencedor do Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina (1919) por suas descobertas no campo da imunologia. Educado em Bruxelas e graduado como Doutor em Medicina...


- Jan Amos Komensky, Latim: Comenius

Clérigo moraviano e educador da Boêmia nascido em Nivnice, conhecido por inovações introduzidas nos métodos de ensino através de uma doutrina filosófica à qual chamou de pansophia, que influenciaram em grande medida as reformas educativas e as teorias...


- Irene Do Céu Vieira Lisboa

Escritora e pedagoga portuguesa, nascida no Casal da Murzinheira, concelho de Arruda dos Vinhos) Teve uma infância sem pobreza. Foi educada no Convento do Sacramento, que não lhe agradou. Estudou em Lisboa no Colégio Inglês até aos treze anos. Frequentou...