Netsaber » Biografias

Juan Manuel Fangio

(Piloto de carros de corrida)
24/06/1911, Balcarce (Argentina)
17/07/1995, Buenos Aires (Argentina)


"Fui apenas um corredor de automóveis. Não fiz nada para o bem da humanidade", disse aos 80 anos, o argentino Juan Manoel Fangio, o melhor piloto de Fórmula 1 da história. Nas oito temporadas que participou, ganhou cinco títulos mundiais e dois vices. Ele correu 51 Grandes Prêmios, teve 24 vitórias, 28 pole-positions.

Começou a pilotar carros de corridas aos 23 anos, um Ford emprestado por um amigo. Devido à oposição dos familiares, que temiam por sua segurança, Juan decidiu parar com as corridas e dedicar-se a ser mecânico. Em 1938, porém, com a ajuda de um dos irmãos, construiu um carro para competir em Necoches e chegou em sétimo lugar. Passou a correr regularmente. Teve seus bons e maus momentos, mas faltava dinheiro. Então os moradores de sua cidade natal, Balcarce (a 400 quilômetros de Buenos Aires), o ajudaram a comprar um velho Chevrolet para corridas de longa duração.

A Segunda Guerra Mundial interrompeu as corridas. No pós-guerra, porém, o governo argentino patrocinou uma escuderia na Europa. Como os resultados não foram bons, Juan Manoel Fangio resolveu voltar à sua terra.

No inicio dos anos 1950, ele recebeu um convite para integrar a equipe oficial da Alfa Romeo no campeonato mundial da Fórmula 1. Conseguiu vice-campeonato. Em 1951 foi campeão mundial, com vitórias na Suíça, França e Espanha. No ano seguinte, a Alfa Romeo se retirou da competição e Juan foi para a BRM (British Racing Motors), um carro com motor mais veloz que as Maserati e Ferrari da época, mas sem chassis adequado para suportar sua força.

Sofreu um acidente grave. Ficou 40 dias internado e cinco meses com o pescoço e o tronco imobilizados. Só voltou às pistas em 1953, quando ganhou o GP da Itália e ficou em segundo na França, Inglaterra e Alemanha.

Conquistou o segundo título em 1954, depois de vencer duas corridas com uma Maserati e quatro com uma Mercedes. No ano seguinte, levou seu terceiro título mundial. Em 1956, ele passou a correr pela Ferrari e voltou a conquistar o campeonato.

Disputou novamente em 1957 pela Maserati, Venceu na Argentina, em Mônaco, na França e na Alemanha, onde confirmou seu quinto campeonato mundial. Como pentacampeão, disputou ainda algumas corridas na temporada de 1958, mas resolveu parar.

Lutando contra um câncer, morreu logo depois de completar 84 anos. A doença e problemas cardíacos venceram um dos maiores pilotos de todos os tempos.

Biografias Relacionadas


- Emerson Fittipaldi

Aos 23 anos, Emerson Fittipaldi assinava contrato com a Lotus para ser piloto de Fórmula 1, tornando-se o segundo brasileiro a conseguir tal feito (o primeiro foi Chico Landi, na década de 1950). Dois anos mais tarde, consagrou-se como um dos mais jovens...


- Ken Tyrrell

Importante nome do automobilismo mundial nascido em Londres, fundador da equipe de Tyrrell de Fórmula 1e uma das figuras mais influentes e populares da categoria nas décadas de 60 e 70, conquistando um título mundial de construtores (1971), quando dividia...


- Enzo Ferrari

Em 1919, Ferrari participou de sua primeira prova automobilística, iniciando assim sua carreira de piloto. Mais tarde, dedicou-se com grande sucesso à construção de automóveis e, em 1937, desenhou para a empresa Alfa Romeo o Alfa 158. Em 1943, Ferrari...


- Michael Schumacher

Schumacher, que iniciou carreira como piloto de kart, tornou-se aos 15 anos campeão da Alemanha e aos 18 campeão da Europa na categoria de juniores. Depois de estudar Mecânica, alterou o rumo de sua carreira esportiva ao mudar de equipe, em 1991, passando...


- Miguel Induráin

A natureza concedeu-lhe um físico excepcional: 1,88 metro de altura, 79 quilos e 28 pulsações por minuto. Aos 19 anos, foi o mais jovem vencedor do campeonato da Espanha de amadores, estreando em 1984 como profissional na equipe Reynolds. Foi o camisa-amarela...