Netsaber » Biografias

Millard Fillmore





Nascido no Estado de Nova York, em 1800, Fillmore começou a vida trabalhando na fazenda de seu pai. Em 1832, ele foi admitido na ordem dos advogados e, sete anos depois, passou a praticar advocacia em Buffalo, no interior do Estado.

Fillmore ocupou um cargo público e por oito anos foi membro da Câmara dos Deputados. Em 1848, enquanto era tesoureiro de Nova York, ele foi eleito vice-presidente, na chapa de Zachary Taylor, eleito presidente naquele ano, pelo conservador Partido Whig.

Ele Também presidiu o Senado durante os meses do debate do Compromisso de 1850, já como vice-presidente eleito. Poucos dias antes da morte do presidente Taylor, Fillmore avisou que em caso de empate na votação da medida, que defendia a união dos EUA, repudiando qualquer iniciativa de secessão, ele votaria a favor.

Com a súbita morte de taylor, Fillmore ascendeu à Casa Branca. Sua trajetória provou que, por meio de esforço metódico e alguma competência, um homem nada inspirador podia fazer o sonho americano virar realidade.

Sua ascensão à presidência em julho de 1850 provocou uma mudança política abrupta no governo. O gabinete de Taylor renunciou e o presidente Fillmore nomeou Daniel Webster como secretário de Estado, proclamando desta forma sua aliança com os whigs moderados que eram a favor do Compromisso.

O projeto de lei para admissão da Califórnia provocou todo tipo de argumentos violentos sobre a extensão da escravidão. Em 6 de agosto de 1850, ele enviou uma mensagem ao Congresso recomendando que o Texas fosse pago para abandonar suas reivindicações de parte do Novo México.

Isso ajudou a influenciar muitos whigs do Norte no Congresso a abandonarem sua insistência na Cláusula Wilmot -a estipulação de que a escravidão fosse proibida em toda terra obtida na guerra contra o México.

Stephen A. Douglas, de Illinois, apresentou cinco projetos de lei diferentes no Senado:
1) A admissão da Califórnia como estado livre;
2) O estabelecimento da divisa do Texas e sua compensação;
3) Concessão do status de território ao Novo México;
4) Colocação de oficiais federais à disposição dos senhores de escravos para procura de fugitivos;
5) Abolição do comércio de escravos no Distrito de Colúmbia.

Todas as medidas obtiveram a maioria, e em 20 de setembro o presidente Fillmore as sancionou em lei. Os whigs mais militantes do Norte permaneceram irredutíveis, se recusando a perdoar Fillmore por ter sancionado a Lei do Escravo Fugitivo. Eles ajudaram a privá-lo da indicação presidencial em 1852.

Com a desintegração do Partido Whig nos anos 1850, Fillmore se recusou a entrar para o Partido Republicano; mas, ao invés disso, ele aceitou em 1856 a indicação para presidente pelo Partido "Know Nothing" (Ignorante), ou Americano. Ao longo de toda a Guerra Civil ele se opôs ao presidente Lincoln e durante a Reconstrução ele apoiou o presidente Johnson.

Biografias Relacionadas


- John Tyler

John Tyler, o primeiro vice-presidente que assumiu o posto máximo do país devido à morte de seu titular, reproduz a biografia dos primeiros presidentes norte-americanos. Nasceu no Estado da Virgínia, em 1790, freqüentou o College of William and Mary e...


- James K. Polk

O democrata James Polk foi o presidente americano responsável pela expansão do país rumo ao oeste, com as aquisições dos teritórios do Oregon, adquirido mediante negociações com a Inglaterra, do Novo México e da Califórnia - estes após guerra com os pobres...


- Andrew Johnson

O sucessor de Abraham Lincoln nasceu em Raleigh, capital Estado da Carolina do Norte, em 1808. Ao contrário da maioria dos presidentes, Johnson tem origem distante da aristocracia. Era dono de uma alfaiataria no Estado do Tennessee, o "volunteering state". Em...


- Nereu Ramos

Nereu Ramos nasceu em Lajes, Santa Catarina, em 3 de setembro de 1888. Advogado, ingressou na política como deputado estadual (1911-1912; 1919-1921). Fundou o PLC (Partido Liberal Catarinense) em 1927, partido pelo qual se elegeu deputado federal em 1930....


- James Buchanan

James Buchanan, foi o único presidente americano solteiro. Ele nasceu no Estado da Pensilvânia, no nortdeste do país. Formou-se em direito pela Dickinson College. Era alto, altivo e rigidamente formal com o colarinho alto que usava em volta de sua papada. Teve...