Netsaber » Biografias

Antonio Gonçalves

(Artista Moderno)
1895 - 1967


Pesquisador aplicado e artista engajado, o pintor, desenhista, gravador, escultor e professor de Artes Plásticas, Antonio Gonçalves Gomide, nasceu no ano de 1895 em Itapetininga, São Paulo.

Ao mudar-se para a Suíça, em 1913, passou a freqüentar a Academia de Belas Artes de Genebra e tornou-se discípulo de Gillard e Ferdinand Hodler.

Em Paris, teve contato com artistas de vanguarda e, acompanhou as tendências locais e da época. Seus trabalhos desta época mostram influências renascentistas, traços cubistas e de art déco. Em sua estada na capital francesa, freqüenta ateliês de artistas como Picasso, Braque, Lhote, Picabia e Severini, além de manter contato com modernistas brasileiros, como Anita Malfatti e Victor Brecheret. Nesta época aprendeu a técnica do afresco com Marcel-Lenoir.
De volta ao Brasil em 1929, aproximou-se do movimento de renovação das artes plásticas, ao lado de diversos artistas que participaram da Semana de Arte Moderna de 1922. Junto com outros artistas funda a Pró-Arte Moderna em 1932, e neste mesmo ano tornou-se dirigente do Clube dos Artistas Modernos.

Esta aproximação com os modernistas marca a fase de readaptação do artista aos cenários brasileiros, e uma ruptura no estilo vanguardista parisiense que vinha empregando até agora.

Gomide, porém, não se reteve em apenas um ou dois estilos. Pesquisava e descobria novas técnicas a cada dia, o que renovava sua obra. Chegou a produzir obras com características diferentes ao mesmo tempo.

Uma outra fase que marcou a vida do artista foi quando ele se empenhou em registrar a cultura popular, seus sambas e suas macumbas.

Nos anos 50 torna-se freqüentador do Clube dos Artistas da rua Major Sertório, em São Paulo, dá aulas no Museu de Arte Moderna, e é cenógrafo da Companhia Vera Cruz. Já no fim da vida, nos anos 60, dedica-se à escultura, pois um problema na visão - que o deixaria cego em 1966 - o impede de pintar. Falece em 31 de agosto de 1967 na cidade de Ubatuba, São Paulo.

Biografias Relacionadas


- Paul Klee

Em junho de 2005, com a inauguração do Centro Paul Klee, a cidade de Berna, na Suíça, passou a abrigar a maior coleção individual do mundo, com 4.000 obras do artista. Projetado pelo arquiteto italiano Renzo Piano, que também projetou o Centro George...

- Maria Ricardina, A Diná Lopes Coelho

Artista brasileira nascida em São Paulo, que ficou para sempre ligada ao desenvolvimento das artes plásticas no Brasil. Casou-se inicialmente com o jurista Canuto Mendes de Almeida (1906-1990), mas deixou-o para viver com o escritor paulista autor de...

- Maria Ricardina, A Diná Lopes Coelho

Artista brasileira nascida em São Paulo, que ficou para sempre ligada ao desenvolvimento das artes plásticas no Brasil. Casou-se inicialmente com o jurista Canuto Mendes de Almeida (1906-1990), mas deixou-o para viver com o escritor paulista autor de...

- Aldo Cláudio Felipe Bonadei

Aldo Cláudio Felipe Bonadei (São Paulo SP 1906 - idem 1974). De 1923 a 1928, período em é aluno de Pedro Alexandrino e freqüentador do ateliê do pintor italiano Antonio Rocco. Cursa desenho e artes no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, em 1925.No...

- John Graz

Pintor, decorador, escultor, artista gráfico. John Louis Graz nasceu em Genebra (Suíça), em 1891. Ingressa no curso de arquitetura, decoração e desenho da Escola de Belas Artes de Genebra em 1908, sendo aluno de Gilliard, Vernet e Edouard Ravel. Pintor,...