Netsaber » Biografias

Guido Gagnacci

(Pintor italiano do século XVII)
1601-1663


Nasceu em San Arcangelo di Romagna, Itália, em 20 de Janeiro de 1601;
morreu em Viena, Áustria, em 1663.



Pintor italiano, estudou em Bolonha com Guido Reni de 1616 a 1621, indo depois para Roma onde terminou a sua educação com Guercino.

A sua primeira obra documentada, a Procissão do Santíssimo (1627, na Igreja paroquial de Saludecio), fazia parte de um projecto mais vasto que nunca foi concretizado. Para a mesma igreja pintou, na mesma altura, um quadro sobre São Sixto II.

Em 1628 vivendo em Rimini, tentou raptar uma viúva aristocrata, a condessa Teodora Stivivi, para obrigar a família a consentir no seu casamento. A tentativa fracassou, fazendo com que Teodora entrasse num convento, donde só saiu para casar de novo, e teve consequências para o pintor que afectaram o decurso da sua carreira.

Trabalhou nos arredores de Rimini até 1631, tendo pintado algumas obras importantes, caracterizadas por um claro-escuro dramático, que parece sugerir que esteve em contacto com discípulos de Caravaggio, sobretudo Orazio Gentileschi, em Roma.

De 1642 a 1644 esteve em Forli, na capela da Madonna del Fuoco, onde pintou algumas das suas principais obras, mas teve de abandonar o trabalho, quando se soube o que se tinha passado em Rimini. Foi para Faenza, depois Bolonha e finalmente Veneza, onde já trabalhava em 1648, tendo aí vivido mais de dez anos, começando por usar um nome falso.

É a época em que deixa de ter encomendas de instituições religiosas, e começa a trabalhar para particulares oferecendo-lhes quadros de mulheres famosas, como Lucrécia, Cleópatra, Maria Madalena -, e obras com motivos alegóricos.

O fim da sua vida passou-o em Viena, na corte de Leopoldo I, onde viveu de 1660 até à sua morte ocorrida em 1663, tendo aí pintado algumas das suas principais obras.

Quando se soube da sua morte em Rimini, Monsenhor Giacomo Villani escreveu no seu diário: «pintor de feliz engenho, mas de infeliz fortuna».



Biografias Relacionadas


- Domenico Di Tommaso Bigordi, O Domenico Ghirlandaio

Pintor da escola florentina do Renascimento nascido em Florença, que se destacou pela qualidade de seus afrescos, autênticas crônicas da vida contemporânea. O artista mais importante da família também adotou a alcunha de Guirlandaio, por ser seu pai Tommaso...


- Samuel Cooper

Nasceu em Londres, em 1609, e morreu na mesma cidade em 5 de Maio de 1672. Sobrinho de John Hoskins, célebre pintor de miniaturas no reinado de Carlos I, foi educado pelo tio, conjuntamente com o o seu irmão Alexandre, na mesma arte. Rapidamente...


- Cesare Maccari

Nasceu em Siena, Itália, em 1840; morreu em Roma em 1919. Estudou decoração no Instituto de Arte de Siena tendo observado o escultor Tito Sarrocchi (1824-1900) a trabalhar no seu estúdio. Tendo-se tornado amigo de Luigi Mussini (1813-1888),...


- Rembrandt

Em 1642, o pintor Rembrandt entregou uma obra que pintara sob encomenda. Era a chamada "A Ronda Noturna" (que, hoje se sabe, não era ronda nem noturna.). O cliente a rejeitou, acusando o artista de "não ter pintado seu retrato", de ter representado "o...


- Domenico Pellegrini

Nasceu em Galliera di Bassano, Pádua, em 19 de Março de 1759; morreu em Roma em 4 de Março de 1840. Estudou na Academia de Belas Artes de Veneza, sendo discípulo de Lodovico Gallina. Ganhou os primeiros prémios em 1782 e 1784, tornando-se um...