Netsaber » Biografias

Ronald Reagan

(Presidente dos EUA entre 1981 e 1988)
06/02/1911, Tampico, Illinois


O ator Ronald Reagan nasceu em 1911, no interior do Estado de Illinois. Ele trabalhou para custear seus estudos na Eureka College, na qual cursou economia e sociologia e jogou no time de futebol americano. Reagan também atuou nas peças teatrais da escola.

Após se formar, ele se tornou locutor esportivo de rádio. Um teste em 1937 lhe valeu um contrato em Hollywood. Ao longo dos 20 anos seguintes ele apareceu em 53 filmes.

Como presidente do Sindicato dos Atores, Reagan se envolveu nas disputas em torno da questão do comunismo na indústria cinematográfica. Suas políticas passaram de liberais a conservadoras, e ele excursionou como porta-voz do conservadorismo na televisão. Ele foi eleito governador da Califórnia em 1966, e então se reelegeu em 1970 com uma margem de um milhão de votos.

Reagan conquistou a indicação à presidência pelo Partido Republicano em 1980, e os eleitores, incomodados com a inflação e com os americanos mantidos há um ano como reféns no Irã, o conduziram à Casa Branca. Logo após assumir o cargo, ele foi baleado por um jovem que queria chamar a atenção. O presidente se recuperou rapidamente e voltou ao trabalho. Sua espirituosidade durante este perigoso incidente elevou sua popularidade.

Reagan conseguiu uma legislação para corte de impostos, estimulou o crescimento econômico, conteve a inflação, aumentou o emprego e fortaleceu a defesa nacional. Mesmo quando o fortalecimento das forças de defesa levaram a um grande déficit, ele se recusou a se desviar do curso.

A renovação da autoconfiança nacional em 1984 ajudou seu governo a conquistar a reeleição. Em 1986, Reagan conseguiu uma reformulação do imposto de renda. No final de seu governo, o país estava desfrutando do período mais longo de prosperidade registrado em tempos de paz.

Na política externa, a gestão de Reagan ficou marcada pelo escândalo "Irã-Contras". Descobriu-se funcionários do alto escalão do governo vendiam armas ilegalmente para o Irã e usavam o dinheiro para frinanciar os rebeldes anti-sandinistas da Nicarágua. Investigações apontaram que o general Oliver North estava poor trás do esquema, do qual Reagan tinha conhecimento.

Reagan buscou estabilidade internacional por meio do polêmico projeto "paz pela força". Em encontros com o líder soviético Mikhail Gorbachev, ele negociou um tratado que eliminou os mísseis nucleares de alcance médio. Reagan declarou guerra contra o terrorismo internacional, enviando bombardeiros americanos contra a Líbia, após o envolvimento daquele país em um ataque contra soldados americanos em um clube noturno de Berlim Ocidental.

Ao ordenar escoltas navais no Golfo Pérsico, ele manteve o fluxo livre de petróleo durante a guerra Irã-Iraque. Seguindo a Doutrina Reagan, ele apoiou as revoltas anticomunistas na América Central, na Ásia e na África.

Ele deixou o governo em 1989, se aposentando em seu rancho na Califórnia. No geral, os anos Reagan viram a restauração da prosperidade, e a meta da paz pela força parecia estar dentro do alcance.

Biografias Relacionadas


- Jimmy Carter

Antes de conseguir a vitória nas eleições presidenciais disputadas com o presidente republicano Gerald Ford, o democrata Jimmy Carter, plantador de amendoins, foi governador de seu Estado natal, a Geórgia, de 1971 a 1974. Carter, de firmes convicções...


- Gerald R. Ford

Uma sucessão de escândalos envolvendo o presidente Richard Nixon e seu vice, Spiro Agnew, acabaram conduzindo Gerald Ford à presidência dos EUA. Primeiro, Agnew renunciou após ver seu nome envolvido em uma teia de negócios escusos em Maryland. Gerald...


- Lewis Mumford

Sociólogo, escritor e professor norte-americano nascido em Flushing, New York, que analisou, em seus vários trabalhos, os efeitos da tecnologia e da urbanização sobre os grupos humanos ao longo da história. Estudou no City College nova-iorquino e na New...


- John F. Kennedy

John Fitzgerald Kennedy representava uma nova era de esperança, paz e prosperidade para os americanos. A sedução que exerceu sobre os americanos devia-se à sua capacidade de estimular seus ouvintes, em aumentar a confiança no país e a esperança no futuro....


- Richard M. Nixon

Apesar de suas realizações na política externa, Richard Nixon é considerado por muitos historiadores como o pior presidente da história dos EUA. O motivo é sua participação na espionagem do escritório do Partido Democrata em Washington, orquestrada por...