Netsaber » Biografias

JOÃO DA CRUZ E SOUSA

(Escritor)
1862 -1898


JOÃO DA CRUZ E SOUSA nasceu na cidade de Desterro, hoje Florianópolis, Estado de Santa Catarina, a 24 de novembro de 1862 e f. em Sítio, uma vila do interior do Estado de Minas Gerais, a 19 março de 1898.

Foi o chefe do movimento simbolista no Brasil. Teve uma vida atribulada e dramática. Experimentou-os mais duros reveses e, não bastando o complexo da cor que se refletia multas vezes em seus próprios versos, Cruz e Sousa um amargurado, um infeliz. De seu consórcio nasceram-lhe quatro filhos, tendo-os visto morrer, um a um, ceifados pela tuberculose, moléstia que o levou também ao túmulo. Sua companheira de infortúnio faleceu em um hospício, e assim o poeta passou pela vida marcado por um destino adverso, ferido em todos os seus sentimentos.

Apreciando a vida do poeta negro, Ronald de Carvalho escreveu: "0 mundo girava em torno de sua dor, e, de tal maneira lhe pesava sobre a alma Insatisfeita e sofredora, que ele não soube traduzi-la senão como imprecações desesperadas e alucinantes. Não há quase um verso seu em que não haja um grito contra a opressão do ambiente que o cercava".

"Broquéis" foi sua obra-prima, versos, publicados em 1893. Escreve após "Missal" também no mesmo ano. Depois de seu falecimento, alguns amigos deram à publicidade os seus três últimos trabalhos: "Evocações"; "Faróis" e "Últimos Sonetos".

Escreveu:

"Missal" e "Broquéis", 1893; "Evocações", 1898; "Faróis", 1900; 'Últimos Sonetos", 1905, as duas últimas, póstumas. A edição comemorativa do Centenário de nascimento acrescenta mais de 100 páginas do poeta em poesia e prosa, ao acervo contido na edição de 1945, promovida pelo Instituto Nacional do Livro, que por sua vez já editara 70 poesias até então não recolhidas em volume.

Cruz e Sousa foi um poeta cuja individualidade era tenazmente combatida em sua época. Alguns críticos justificam esse fato como que uma conseqüência da origem racial do vate catarinense. Tanto assim que Ronald de Carvalho, comentando ainda o seu individualismo, escreve: - "0 amargo fruto dos preconceitos que o comprimiam por todos os lados".

É uma das vozes mais altas da Poesia Brasileira. 0 aparecimento de "Broquéis", em 1893, praticamente inaugurou o Movimento Simbolista no Brasil. A poesia "Antífona", constitui-se em verdadeira profissão de fé simbolista.

Procurou através de suas poesias, transbordar toda a sua mágoa, pelas humilhações que passava, motivadas pela sua cor. É considerado um dos expoentes máximos da escola simbolista, no Brasil.

Sua linguagem era impregnada de vocábulos que davam um vigoroso ritmo evocativo, seguidos de delírios constantes, como na poesia "ódio Sagrado" Abusava de aliterações, buscando uma virtuosidade musical.

Ao contrário de "Missal", composto de poemas em prosa, Broquéis, poemas em verso, publicados em 1893, introduzem a voga do simbolismo na Literatura Brasileira. Como salienta o Professor Massaud Moisés, ( O Simbolismo) Missal e Broquéis trazem algumas das tortuosas e barroquizantes fórmulas sintáticas e alguns dos exotismos lexicais, decerto herdados desenvolvida e aperfeiçoadamente da poesia científica e realista. Apesar de aproximar sua obra dos simbolistas franceses, nota-se em sua poesia a presença do soneto, de um trabalho métrico e rímico muito próximo ao dos parnasianos.

Já em Faróis, Cruz e Souza faz um ruptura com a seqüencialidade lógica, fugindo assim totalmente da linha parnasiana de composição. A musicalidade é seu ponto alto. É como uma área musical que apresenta um tom, um andamento diferenciado daquele claro e freqüente em Broquéis.

Para o Professor Massaud Moisés, os Últimos Sonetos traduzem a máxima depuração estética atingida pelo poeta e o apaziguamento interior, ambos imantados rumo do simbolismo sem ganga. Nesta evolução de dentro para fora, Cruz e Sousa realizava os ideais de Arte enunciados no poema Antífona, e criava algumas das peças únicas de todas a nossa poesia

Biografias Relacionadas


- Alberto De Oliveira

Alberto de Oliveira (Antônio Mariano A. de O.), farmacêutico, professor e poeta, nasceu em Palmital de Saquarema, RJ, em 28 de abril de 1857, e faleceu em Niterói, RJ, em 19 de janeiro de 1937. Um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, ocupou...


- Adélia Prado

Escritora e poeta mineira. Sua obra recria com uma linguagem despojada e direta, freqüentemente lírica, a vida e as preocupações dos personagens do interior de Minas. Adélia Luzia Prado de Freitas nasceu em 13 de dezembro de 1936 em Divinópolis. Aos 14...


- Camilo De Almeida Pessanha

Em 1891, concluiu o curso de Direito na Universidade de Coimbra. Em 1894, radicou-se em Macau como professor de Filosofia, no liceu local. De grande sensibilidade e de uma apatia que nem as misérias da vida estimulavam, refugiou-se do convívio social...


- Pereira Da Silva

Pereira da Silva (Antônio Joaquim P. da S.), jornalista e poeta, nasceu em Araruna, Serra da Borborema, PB, em 9 de novembro de 1876, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 11 de janeiro de 1944. Eleito em 23 de novembro de 1933 para a Cadeira n. 18, na...


- Manuel Bandeira

Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho é um dos maiores nomes da poesia moderna brasileira. Natural do Recife (PE), transferiu-se aos 10 anos com a família para o Rio de Janeiro, onde cursou o secundário no Externato do Ginásio Nacional, hoje Colégio...