Netsaber » Biografias

YARA LINS

(Atriz)
-? 2004


Seu nome artístico é Yara Lins. Seu nome verdadeiro é Orasilia Severina da Silveira. “Diferente, não ? “ É ela mesma quem diz.
Yara Lins é atriz. Foi o primeiro rosto a aparecer na tela pequena da Televisão Brasileira, no dia 18 de setembro de 1950.
E de lá para cá, Yara Lins, atriz, nunca mais deixou de atuar.
Ela é “a moça que veio de longe”, é ela ainda quem diz, parafraseando o nome de uma novela de sucesso, e para dizer que é moça da roça. Nasceu em Frutal, Minas Gerais, em 26 de fevereiro de 1930.
Certa vez, ainda bem garota, a filha de uma família de 5 irmãos, assistiu a um espetáculo de circo, e viu que aquilo tinha tudo a ver com ela. A parte do circo-teatro, a “pantomina”, mexeu com a garota, que sozinha resolveu vir para São Paulo, a grande capital. Em verdade já trabalhava um pouco na emissora de rádio da cidade de Uberaba.
Arranjando, porém, uma companhia, veio para S.Paulo, de onde nunca mais saiu. Foi morar num pensionato. Muito bonita, na verdade o que mais foi apreciado e elogiado nela foi a voz.
Fez rádio por muitos anos, rádio novela. Rádio de Uberaba, Rádio Excelsior, Rádio Nacional, Rádio Difusora de São Paulo. E aí veio a televisão. Começou na TV Tupi, a pioneira, depois foi para a TV Paulista, Globo, SBT, Bandeirantes. Yara Lins esteve em todas as principais emissoras e foi uma das pessoas que mais apareceu na tela da televisão brasileira.
A princípio, por sua grande beleza e fotogenia, fazia os papéis de “ingênua”, quer dizer, o papel da heroína.
Chegou a fazer programas do tipo Casal Romântico. Mas em seguida começou a fazer papéis mais ousados, mais difíceis, e até papel de “velha”.
Com o passar do tempo foi se tornando uma grande atriz, embora, como ela mesma diz, “nunca foi uma estrela”.
Trabalhou também em teatro e cinema. Papéis sempre complicados. Chegou a fazer a “madrasta”, na peça em que Dercy Gonçalves fez a “Branca de Neve”.
Foi casada e tem duas filhas: Mônica e Monaliza. Tem netos e bisneto.
Por fumar muito, teve um cancer de pulmão. Mas venceu a doença e a venceu “trabalhando” , fazendo novela no SBT.
Ganhou vários prêmios e nunca teve uma crítica desfavorável, nunca alguém viu defeitos em suas atuações. Só elogios.
Sobre si mesma diz Yara: “Sei ser amiga”.
E como fala final, para marcar seu depoimento, disse: “Nós merecemos o melhor da vida. Mas temos que dar à vida o melhor de nós”.
Olhos claros, cabelos castanhos, alta, magra, Yara Lins, é uma mulher, uma atriz, um ser humano da maior qualidade. Yara faleceu em 28 de junho de 2004.


Biografias Relacionadas


- Walter Forster

Walter Gerhard Forster nasceu em Campinas, São Paulo, em 23 de março de 1917. Seu pai, Jacob Forster, era filho de alemães de origem irlandesa, e sua mãe, Ida Forster, era suíça do cantão alemão. Em 1935, aos 18 anos, Walter Forster começou sua carreira...


- Wilma De Aguiar

Wilma de Aguiar começou sua carreira artística como locutora, rádio-atriz, apresentadora em 1954, na Rádio Bandeirantes de São Paulo. Nessa época foi também locutora de comerciais. Depois passou para a Rádio São Paulo e começou a ser humorista. Fazia...


- Maria Vidal

Maria Vidal tinha como nome civil: Maria Candida dos Santos Vidal. Artisticamente era Maria Vidal. Nasceu em 14 de novembro de 1905, no Rio de Janeiro. Fez cinema e teatro e só depois rádio e televisão. Trabalhou na Rádio Guanabara, na Rádio Nacional...


- EloÍsa Mafalda

Eloísa Mafalda chama-se Mafalda Theoto, neta de italianos. Nascida em Jundiaí, interior de São Paulo, em 18 de setembro de 1924. Já nasceu alegre. Diz brincando: “Eu era infeliz e não sabia”. Na verdade, as dificuldades financeiras da família, lhe eram...


- Lia De Aguiar

Nascida em 30 de abril de 1927, Lia Borges de Aguiar ficou conhecida como Lia de Aguiar. É paulista, de Taubaté. Seu pai era funcionário público e sua mãe era uma "maravilhosa" dona de casa, segundo Lia. Criança feliz, desde cedo brincava de circo e de...