"120 anos de Abolição Não-Conclusa" será tema de debate em 2008



Será celebrado em 2008 o Ano Nacional dos 120 Anos de Abolição Não-Conclusa, segundo determina o Projeto de Lei do Senado 225/07, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), aprovado por unanimidade nesta terça-feira (21) pela Comissão de Educação (CE), em decisão terminativa. O projeto faculta aos Poderes Executivo e Legislativo a elaboração de programação dos eventos comemorativos da data.

Segundo o relator do projeto e presidente da CE, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), os poderes públicos poderão aproveitar o ano de 2008 para estimular as discussões sobre a inclusão social e "sensibilizar a sociedade para os males da discriminação". O Legislativo, afirmou, poderá concentrar esforços na aprovação de projetos que estabeleçam maiores garantias a descendentes de africanos.

- Esse é um debate que precisamos ter. Se não existe mais a senzala, ainda temos gente morando na rua. A abolição não foi completada - disse Cristovam.

Dois outros projetos foram aprovados em decisão terminativa pela comissão. O primeiro deles (PLS 177/06), de autoria do senador Flávio Arns (PT-PR), institui 9 de agosto como o Dia Nacional da Equoterapia - método de fisioterapia em que se utiliza a equitação para melhorar a coordenação motora. O projeto teve como relator o senador Valter Pereira (PMDB-MS). O segundo (PLS 299/06), do senador Romeu Tuma (DEM-SP), institui o Dia da Guarda Municipal, a ser comemorado em 10 de outubro. A relatora foi a senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE).

A CE aprovou também parecer favorável ao Projeto de Lei da Câmara (PLC) 23/06 - cuja relatora foi igualmente Maria do Carmo Alves - que modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), para garantir a avaliação periódica da qualidade de ensino oferecida por escolas privadas. A avaliação de qualidade já é prevista na lei, mas não está expresso que ela seja feita de forma periódica.

Receberam igualmente pareceres favoráveis da comissão o PLC 28/07, que institui o Dia Nacional do Vaqueiro e teve como relator ad hoc Valter Pereira, e emenda da Câmara ao PLS 55/07, cujo relator foi o senador Jonas Pinheiro (DEM-MT), que retira do texto do projeto a celebração de feriado nacional em 11 de maio de 2007, apesar de reconhecer a data, de forma permanente, como Dia Nacional do Frei Sant"Anna Galvão.

Por último, foi aprovado requerimento de autoria dos senadores Fátima Cleide (PT-RO) e Augusto Botelho (PT-RR) para a realização de audiência pública sobre o PLS 261/04, que regulamenta os períodos de realização de exames vestibulares e concursos públicos. Serão ouvidos representantes de comunidades religiosas a respeito da utilização de finais de semana para a realização desses exames e concursos.



21/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cooperação amazônica será tema de debate

Política externa será tema de debate na CRE

Ações públicas de juventude será tema de debate

Bolsa Família será tema de debate em Salvador

Modelo do pré-sal será tema de debate na Rádio Senado

Diversificação agropecuária no Nordeste será tema de debate na CRA