A grandeza do Brasil depende de investimento em educação, diz Cristovam



O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse, em discurso nesta segunda-feira (27), que a grandeza do Brasil depende de investimentos em educação, o que ele chamou de revolução da educação. O senador explicou que há diferença entre crescer e tornar-se grande, dizendo que o governo apresenta sucessivos planos de aceleração do crescimento, mas nenhum projeto que vise a engrandecer o país.

Na opinião de Cristovam, a divulgação de grandes números não significa que o Brasil seja um grande país. Como exemplo, ele disse que o número maior de pessoas recebendo a Bolsa-Família significa que as pessoas ainda dependem de programas assistenciais.

A educação é importante para um país da mesma forma que ela engrandece uma criança, disse o senador. Ele salientou que fatores biológicos ocasionam o crescimento de uma criança, mas, para ele, só a educação produz seu engrandecimento.

- Crescer é aumentar a renda nacional, mas ficar grande é distribuí-la; crescer é aumentar o número de cadeias, ficar grande é não precisar de cadeias. O Brasil tem se esquecido de procurar sua grandeza e tem se concentrado em crescer, ficando pequeno - disse.

O parlamentar sugeriu que os senadores deixem de ir para suas bases todos os fins-de-semana e permaneçam no Congresso Nacional com a finalidade pensar alternativas que visem a engrandecer o país.



27/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministro afirma que futuro do Brasil depende da educação o futuro do Brasil depende dos rumos da educação

Produção científica depende de investimento em educação básica, dizem especialistas

Expansão do ensino superior depende de investimento na educação básica, dizem especialistas

Fim de crimes como o de Realengo depende da educação, diz Cristovam

Cristovam volta a pedir investimento na educação de base

Cristovam: falta de investimento em educação básica prejudica universidades e IDH