"A sociedade, finalmente, começou a pressionar no sentido da reforma política", comemora Maciel



Para o senador Marco Maciel (DEM-PE), as dificuldades verificadas nos últimos anos para se levar adiante as propostas de reforma política não se deveram exclusivamente aos problemas internos do Legislativo, mas também à própria falta de participação e de interesse dos eleitores.

- A demora na evolução do processo das reformas políticas se deve, em grande parte, à complexidade da matéria e ao pouco conhecimento da sociedade sobre o tema. Não havia uma consciência de que a reforma política era fundamental para assegurar a governabilidade, e, conseqüentemente, melhorar as instituições políticas, dando-lhes melhores condições de resposta às demandas da população - observou.

Se, hoje, o Legislativo e as demais instituições agem no sentido de promover a reforma, elas o fazem, de acordo com o senador, porque o quadro mudou.

- Não somente o Congresso está convencido de que se trata de uma reforma importante, como também a sociedade está acompanhando passo a passo o que se passa nesse terreno, o que eu considero algo muito positivo. A sociedade, finalmente, começou a pressionar no sentido da reforma política - disse ele.



19/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


REFORMA POLÍTICA COMEÇOU A TRAMITAR NA CCJ ESTE ANO

Marco Maciel defende reforma para recuperar confiança da sociedade nas instituições

Saturnino: Brasil finalmente tem política industrial

Marco Maciel defende reforma política

Marco Maciel diz que o Brasil precisa de uma reforma política

Marco Maciel quer que reforma política avance