ACM pede voto de pesar pela morte de artista plástico baiano



O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) apresentou, na sessão plenária desta terça-feira (2), requerimento de voto de pesar pela morte do artista plástico Calazans Neto, ocorrida no último dia 30.O parlamentar baiano lembrou que o artista era amigo do escritor Jorge Amado e também seu amigo desde a infância.

ACM recordou que, apesar de ter sido acometido por paralisia infantil, o artista não teria perdido o vigor. Recordou também que Calazans Neto foi homenageado pelos poetas Vinícius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade, entre outros representantes da cultura baiana.

O senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA), por sua vez, associou-se ao colega emsua homenagem ao artista, a quem qualificou como "um grande baiano". Tourinho lamentou sua perda e destacou que, apesar dos problemas de saúde, Calazans não teria nunca perdido a alegria de viver.

Já o senador César Borges (PFL-BA) disse que Calazans era conhecido na Bahia como "Mestre Calá" e salientou seu trabalho de ilustração de várias obras do escritor Jorge Amado, além de ter participado da segunda geração do movimento modernista e ter ficado mundialmente conhecido, principalmente por suas gravuras.

O senador Arthur Virgílio Neto, em nome da bancada do PSDB, salientou que Calazans foi um grande nome da cultura brasileira.



02/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gim Argello e Marco Maciel apresentam voto de pesar pela morte do artista plástico

ACM apresenta requerimento de voto de pesar pela morte de político baiano

SENADO APROVA VOTO DE PESAR PELA MORTE DE DEPUTADO BAIANO

SENADO APRESENTA VOTO DE PESAR PELA MORTE DO ARTISTA MARCO ANTÔNIO VILAÇA

SENADO APRESENTA VOTO DE PESAR PELA MORTE DO ARTISTA MARCO ANTÔNIO VILAÇA

Emilia pede voto de pesar pela morte de Tim Lopes