ACM SUGERE "DISQUE-DENÚNCIA" PARA DAR CONTINUIDADE AO PAPEL DA CPI DO JUDICIÁRIO



 

 

ANTONIO CARLOS DIZ QUE DIFICILMENTE UMA CPI TERÁ MAIS ÊXITO QUE A DO JUDICIÁRIO

Ao congratular-se com ostrabalhos da CPI do Judiciário, que encerrou suas atividades nesta quinta-feira (dia 25),o presidente do Senado, Antônio Carlos Magalhães, disse que dificilmente uma outracomissão parlamentar de inquérito terá mais êxito que a que investigou irregularidadescometidas por membros do Poder Judiciário. Ele elogiou o presidente Ramez Tebet(PMDB-MS), o vice-presidente Carlos Wilson (PPS-PE), o relator Paulo Souto (PFL-BA) e osdemais membros da comissão pela imparcialidade e serenidade.
- Quando lancei a idéia da CPI, dúvidas existiam. Muitos achavam que o presidente doSenado interferiria na comissão, mas em nada participei, a não ser com a minhapresença. Fico feliz que os resultados alcançados tenham sido muito maiores do que oesperado. Quem diz isso não sou eu, mas a sociedade brasileira agradecida - afirmouAntônio Carlos.
Em seu pronunciamento na CPI, Antônio Carlos também agradeceu a participação nacomissão dos senadores do Bloco Oposição. Ele lembrou que logo que sugeriu ainstalação da CPI do Judiciário, alguns membros de partidos de esquerda manifestaramsua preocupação com a possibilidade de trabalhos irem além da conta e arranharem orelacionamento entre os dois poderes.
Adiantando que, em pronunciamento no plenário, fará um balanço sobre os trabalhos daCPI do Judiciário, Antônio Carlos informou que serão publicados três volumes com todoo relatório da comissão e as denúncias recebidas pelo Senado que mereçam serregistradas. Ele disse que o material será encaminhada para diversos órgãos, entre eleso Ministério Público da União.
Comentando requerimento apresentado pelo senador Carlos Wilson (PPS-PE), propondo acriação de uma comissão de seis senadores para acompanhar as decisões dos órgãoscompetentes sobre os casos investigados, Antônio Carlos fez uma sugestão. Sua idéia éque seja criada uma subcomissão vinculada à Comissão de Constituição, Justiça eCidadania com os mesmos objetivos propostos pelo vice-presidente da CPI.



25/11/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paraguai reformula disque denúncia para proteção de crianças e adolescentes inspirado pelo Disque 100

Disque-denúncia para brasileiras no exterior vai combater tráfico de pessoas, diz ministro

Com 13 anos de existência, Disque Denúncia teve prêmio para homenagear policiais

França e EUA também terão disque-denúncia contra violência doméstica para brasileiras

Disque Denúncia registrou 128 mil atendimentos

CPI DO ROUBO DE CARGAS TEM DISQUE-DENÚNCIA