Acordo entre governos beneficiará 500 mil habitantes do entorno e DF



Os ministérios dos Transportes e da Integração Nacional, e os governos de Goiás e do Distrito Federal, assinaram acordo de cooperação, nesta quinta-feira (15), em Brasília, para realização dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Socioambiental (EVTEA) necessários à exploração do transporte de passageiros no trecho entre Luziânia (GO) e a Rodoferroviária, no Plano Piloto de Brasília, com cerca de 75 quilômetros de extensão. A coordenação do comitê técnico da ferrovia será feita pela Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), vinculada ao Ministério da Integração Nacional.

A linha existente é utilizada apenas para o transporte de cargas, em trecho concedido pela União à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). O trem de passageiro trafegará pelo mesmo trajeto, com adequações a serem definidas pelo EVTEA, e sua implantação poderá beneficiar cerca de 500 mil habitantes que moram ao Sul do DF e, principalmente, no entorno de Goiás.

“Estamos muito entusiasmados, com essa perspectiva concreta, real da integração de Goiás, com Brasília, via metrô de superfície. Estamos pensando nos melhores resultados para a nossa região”, disse o governador de Goiás, Marconi Perillo, falando da união de governos, na efetivação do acordo. “O segredo está aqui, e está muito bem exposto, com a união do governo federal, com essa quantidade de órgãos envolvidos, e governos do Goiás e do Distrito Federal. Estamos emanados nesse esforço de assegurar esse modal, com a maior rapidez possível”, disse o governador do DF, Agnelo Queiroz.

Os governos envolvidos estimam que até o final de 2012 a linha já possa estar operando. Recursos e cronograma de obras só serão conhecidos após conclusão do EVTEA. “Os estudos vão apontar qual vai ser a solução mais adequada para cobrir a demanda de transporte de passageiro, na região”, lembrou o diretor de Infraestrutura Ferroviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Mário Dirani.

 

Fonte:
Ministério dos Transportes



16/12/2011 20:01


Artigos Relacionados


Acordo entre Brasil e EUA beneficiará defesa e tecnologia

Acordo entre governos paulista e catalão irá aprimorar testes de aids e hepatite

Áudio | Acordo fechado entre os governos do Brasil, Irã e Turquia é elogiado no Senado

Inpa firma acordo que beneficiará ribeirinhos no AM

Vanessa Grazziotin defende proporcionalidade entre habitantes e deputados federais por estado

Acordo de R$ 120 milhões beneficiará esporte paraolímpico até 2016