Acordo Internacional do Café entra em vigor



O Acordo Internacional do Café (AIC) já está valendo. O documento, divulgado pela Organização Internacional do Café (OIC) na última quarta-feira (2) é o 7º acordo firmado desde 1962 e terá vigência de dez anos, com a possibilidade de prorrogação por mais oito. O texto foi ratificado pelo Congresso Nacional brasileiro em dezembro de 2010.

O AIC prevê incentivo à qualidade dos grãos nos países produtores, a expansão sustentável da cultura e instrumentos de crédito diferenciados para o setor. Segundo a OIC, entidade que representa o setor mundialmente, o acordo busca promover a cafeicultura sustentável.

O texto aprovado, instituído em 2007, conta com algumas inovações. Entre elas está a elaboração e o financiamento de projetos de desenvolvimento na área do café. Outra novidade é a criação do Fórum Consultivo sobre Financiamento do Setor Cafeeiro. O documento prevê ainda maior transparência nas ações da OIC, com a divulgação das estatísticas do setor e a criação de um Comitê de Promoção e Desenvolvimento de Mercado. O comitê vai supervisionar campanhas de informação, pesquisa, construção de capacidade e estudos relacionados com a produção e o consumo de café.

“O cenário do mercado internacional de café mostra-se positivo e, com a vigência do acordo apoiamos a continuidade das ações da OIC, importante instrumento de diálogo do setor cafeeiro”, destaca o secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Manoel Bertone.

O diretor do Departamento do Café do Ministério da Agricultura, Robério Silva, é o indicado oficial do governo brasileiro para assumir a diretoria da OIC. Até o dia 15 de março, qualquer país membro da organização pode apresentar um candidato ao cargo. A decisão, no entanto, só será tomada em setembro, quando o conselho nomeará o novo diretor executivo, durante a reunião anual da OIC, entre os dias 26 e 30. 

A Organização Internacional do Café é um organismo intergovernamental criado com o apoio das Nações Unidas para servir à comunidade cafeeira internacional. Estabelecida em 1963, a organização, que tem sede em Londres (Inglaterra), reúne países produtores e consumidores no debate sobre questões relativas ao café e as condições do mercado cafeeiro.

 

Fonte:
Ministério da Agricultura



25/02/2011 11:09


Artigos Relacionados


Entra em vigor novo Acordo Internacional do Café, informa o Itamaraty

Entra em vigor acordo Brasil-México que define quotas de exportação para montadoras

Governo aprova Acordo Internacional do Café

Senado aprova texto do Acordo Internacional do Café

Extinção dos pardais no RS entra em vigor em até 48h

Estatuto da Igualdade Racial entra em vigor