Agaciel diz que Unilegis é precursora no mundo



O diretor-geral do Senado, Agaciel da Silva Maia, afirmou nesta quarta-feira (9), ao participar da solenidade de inauguração do primeiro curso da Universidade do Legislativo (Unilegis), que a instituição fará uma revolução no campo da formação dos servidores dos legislativos municipal, estadual e federal. Ele informou que essa experiência, de criação de uma universidade em um parlamento, é precursora no mundo.

- O nosso Senado é o terceiro mais antigo da história e está se destacando como o primeiro Legislativo a contribuir na área da educação - enfatizou o diretor-geral.

Agaciel explicou que a Unilegis irá implementar, de forma significativa, a racionalização da administração pública brasileira com ações voltadas para a facilitação e o barateamento dos custos de acesso dos funcionários do Poder Legislativo - nas três esferas administrativas - ao conhecimento. Os servidores, observou, receberão formação gratuitamente.

O diretor-geral exemplificou com uma situação futura em que o servidor da Câmara de Vereadores de um município pequeno e afastado dos grandes centros poderá obter, via Internet e por meio da TV Senado, o acesso a cursos capazes de treiná-lo para exercer com maior eficiência suas tarefas. Esse mesmo servidor, acrescentou, poderá dispor também de material didático e de apoio pedagógico gratuito por telefone.

Agaciel destacou ainda que o Senado está criando condições para que a população em geral possa utilizar, por computador, o manancial de conhecimentos disponíveis em documentos, livros e bibliotecas do Congresso para poder melhorar seu nível de instrução.

O primeiro curso que será administrado pela Unilegis, cuja aula inaugural aconteceu também nesta quarta-feira, de Direito Legislativo, será, na opinião do diretor-geral, uma demonstração do potencial da nova universidade que, conforme detalhou, irá trabalhar em três frentes: treinando os funcionários do Legislativo Federal, que por sua vez, serão disseminadores de outros cursos; capacitando os servidores do Legislativo de estados e municípios e ainda, dos Senados de outros países.

Agaciel aproveitou também para elogiar a assinatura do termo de cessão de terreno da União - localizado em Brasília - em favor da Unilegis. Segundo informou, as negociações entre o Senado e o Executivo para a cessão do lote duraram cerca de um ano.



09/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Agaciel fala na aula inaugural do ILB e Unilegis

Garibaldi comemora Abolição precursora em Mossoró

OBJETIVOS DA UNILEGIS*

Unesco apóia Unilegis

ILB e Unilegis firmam convênio

Criação da Unilegis é elogiada por Patrocínio