Agricultura familiar inaugura feira quinzenal em Maragogi



Agricultores familiares e assentados do estado de Alagoas agora poderão comercializar seus produtos em barracas padronizadas. A novidade começou a ser instalada no município de Maragogi pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e até o final do ano deve alcançar a maioria das cidades do litoral norte da região.

No centro de Maragogi, mais de 20 barracas, a maioria padronizada, foram dispostas na rua onde já funcionava a feira principal da cidade, que agora se tornou quinzenal. Só que, em vez dos produtos de outros municípios e estados, com preços muitas vezes encarecidos, a produção veio diretamente das roças plantadas em assentamentos e em pequenas propriedades da área. Banana, coco, macaxeira, abóbora, frutas e verduras são os produtos comercializados. Também são vendidas peças artesanais fabricadas a partir da fibra da bananeira.

A feira já acontecia a cada três meses. A nova programação atende a reivindicações dos trabalhadores da região. A ideia já vinha sendo trabalhada por técnicos do Incra (AL) e representantes das associações de assentados. "O objetivo é criar mais um canal de comercialização para o pequeno agricultor e reduzir a influência do atravessador", afirma Nilson Macário, servidor do Incra/AL e responsável pela organização da feira.

Com a nova freqüência, o agricultor José Moraes da Silva, por exemplo, terá mais oportunidade de melhorar suas vendas. Ele nasceu na fazenda Aquidaban, e passou à condição de assentado quando o projeto de assentamento foi criado pelo Incra, há dois anos. Produtor de hortaliças, aprovou a ideia. "Já faço entrega em hoteis e restaurantes da cidade e, com esse espaço, vou vender muito mais, porque produto não falta", aposta.

“O Incra estará, em breve, disponibilizando um caminhão para ajudar no transporte dos produtos”, informou o superintendente do Incra (AL), Estevão Oliveira, que visitou a feira junto com o diretor da Cooperativa Agrícola de Assistência Técnica e Serviço (Cooates), José Cláudio da Silva. Segundo silva, a feira vai se estender por outras cidades da região. A Cooates é uma das prestadoras de assistência técnica que trabalha com os assentamentos do litoral norte. "O mesmo padrão será levado a Japaratinga e Porto Calvo, onde já estamos negociando a organização com as prefeituras, mas outras cidades virão", afirma.

Fonte:
Incra

 



05/04/2010 15:15


Artigos Relacionados


Minas inaugura centros de apoio à agricultura familiar

Feira em SP expõe tecnologias adaptadas à agricultura familiar

Rio Grande do Norte sedia Feira da Agricultura Familiar

Feira de Agricultura Familiar terá Praça da Biodiversidade

Paulinho da Viola abre feira da agricultura familiar na 4a

Produtos de agricultura familiar agradam empresas estrangeiras em feira nos EUA