Agripino diz que volta da inflação atinge principalmente os mais pobres
Ao discursar nesta terça-feira (8), o senador José Agripino (DEM-RN) afirmou que a inflação está atingindo principalmente a população brasileira mais pobre. Ele disse que a inflação de junho, para a população de baixa renda, foi de 1,3%.
- Quem ganha salário mínimo gasta tudo o que ganha com comida, aluguel, água e luz, que é o que está subindo. A inflação está indo na testa do pobre, está consumindo tudo o que ele ganha - disse Agripino.
O líder do DEM disse que a inflação dos últimos 12 meses (9,11%) "já comeu" o reajuste dado ao salário mínimo este ano, de 9,4%. Para enfrentar a atual "espiral inflacionária", opinou Agripino, o Brasil precisa resolver dois problemas: a alta carga tributária e a alta taxa de juros.
- O Brasil está crescendo em demanda, em consumo, e não está acompanhando na oferta da produção, por questões básicas, questões estruturais. Eu não quero falar em inflação no varejo, quero falar em agredir a inflação no atacado, combatendo-a com abaixamento de taxa de juros e abaixamento de carga tributária. O resto é conversa - ressaltou.
Caso Varig
Agripino também comentou que, na quarta-feira (9), o presidente da Associação dos Pilotos da Varig e representante da entidade Trabalhadores do Grupo Varig (TGV), comandante Elnio Borges Malheiros, participa de audiência pública na Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) para "prestar depoimento sobre a venda da Varig/VarigLog".
- Vou perguntar a ele se julga que a operação da venda da Varig foi um bom negócio para quem comprou, ou uma operação para salvar a Varig? Eu quero saber se o que se fez foi uma operação para salvar a Varig, para salvar os direitos trabalhistas dos funcionários, ou o que se fez, na venda da Varig, foi para produzir um bom negócio para alguns - adiantou.
O senador disse ainda ser necessário que o advogado Roberto Teixeira, compadre do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também venha ao Senado prestar esclarecimentos sobre o caso, "para passar a limpo um cadáver, que está pendurado no armário, chamado venda da Varig".
08/07/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Agripino defende atenção diferenciada a regiões mais pobres
Preço da carne sobe mais de 10% em novembro e volta a pressionar inflação
Inflação medida pelo IGP-10 diminui e atinge 0,04% em fevereiro
Inflação oficial cresce em janeiro e atinge 0,56%, diz IBGE
Inflação em São Paulo mantém ritmo de alta e atinge 0,39%
Inflação medida pelo IPC-S atinge 4,36% nos últimos 12 meses