Agripino: Não ofereço benesses, mas a certeza de fortalecimento do Congresso



O PFL e o PSDB divulgaram nesta terça-feira (30) manifesto contendo os principais pontos da plataforma de José Agripino (PFL-RN), candidato a presidente do Senado. A solenidade realizou-se no final da tarde no gabinete da liderança do PSDB e contou com a presença do líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), e dos senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE), Marco Maciel (PFL-PE), Sérgio Guerra (PSDB-CE), Jorge Bornhausen (PFL-SC), além de Jarbas Vasconcelos, senador eleito pelo PMDB de Pernambuco.

VEJA MAIS

- Oferecer benesses mancharia a minha trajetória de homem público e ofenderia meus colegas - disse o senador para explicar que irá trabalhar por um Senado e um Congressofortalecidos em relação ao Poder Executivo, "um pólo de poder que resistaa populismos autoritários e mostre que não há um lado só no país".

Entre as prerrogativas que Agripino deseja ver resgatadas estão o exame rigoroso das medidas provisórias, as MPs; o exame dos vetos presidenciais aos projetos aprovados pelo Legislativo; e o resgate do poder de iniciativa das duas casas do Congresso.

O candidato da aliança entre PFL e PSDB contabiliza aproximadamente 30 votos, e acredita ter todas as condições de obter - e até superar - os 41 votos necessários para a vitória no pleito desta quinta-feira (1º).

Apesar de suas propostas de independência, Agripino caracterizou sua candidatura como compatível com a governabilidade e "acima de ideologia e de partidos" - tanto assim que espera angariar votos "em todos os partidos". O manifesto enfatiza que Agripino não é um candidato do contra, e que o atual presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), deve ter seus méritos reconhecidos. "O que propomos é fazer mais, avançar mais, aperfeiçoar o processo político em curso", diz o documento.

O manifesto fala ainda no esforço que Agripino promete fazer para dar aos parlamentares a possibilidade real de verem suas idéias transformadas em lei, devolvendo ao Senado o espaço do debate que foi retirado pela ação do Executivo:

- O que ofereço são portas abertas, diálogo franco, o sim possível, o não sincero, a negociação justa em torno de idéias, projetos e propostas que sirvam ao Brasil - afirmou.



30/01/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Temer diz que Congresso se identifica com fortalecimento da democracia

No Congresso de Municípios, Alckmin destaca fortalecimento do poder local

Benedito de Lira cobra participação do Congresso no fortalecimento da piscicultura

Premiadas destacam importância da sessão do Congresso para fortalecimento da luta da mulher

José Agripino: Bancoop é escândalo que o Congresso tem de investigar

Agripino condena alinhamento do Congresso com o Poder Executivo