AGU colabora em workshop sobre combate à corrupção na África



Representantes da Advocacia-Geral da União (AGU) participam esta semana em Freetown, Serra Leoa, do I workshop sobre cooperação internacional no combate à corrupção para países da África Ocidental. O Brasil integra a equipe que discute o assunto a convite do governo dos Estados Unidos.

A AGU contribuirá levando a experiência brasileira com a cooperação jurídica internacional em matéria civil no combate à corrupção e a recuperação internacional de ativos baseada em ações civis ajuizadas pelo Brasil no exterior.

O diretor do Departamento Internacional da Procuradoria-Geral da União (PGU), Boni Soares, apresentará números recentes do Grupo Permanente de Atuação Pró-Ativa da AGU sobre a recuperação de ativos no Brasil, baseados em execuções de decisões do Tribunal de Contas da União (TCU), Ações de Improbidade Administrativa e outras Ações Civis de combate à corrupção.

Segundo o advogado da União, o convite do governo dos EUA ao Brasil decorre dos esforços brasileiros de combate à corrupção e dos resultados que o País tem alcançado. “Chegou a hora de colaborarmos para que outros países também aprimorem suas estruturas de combate à corrupção”, destacou Boni Soares.

O evento também conta com agentes públicos de Serra Leoa, Togo, Senegal, Benin, Burkina Faso, Níger e Gana. Os EUA são representados no evento por agentes do Departamento de Justiça e do Departamento de Estado. Pelo Brasil, além do diretor do DPI/PGU, também participa do evento o analista de Finanças da Controladoria-Geral da União (CGU), Renato Medeiros. O workshop termina na sexta-feira (16).


Fonte:
Advocacia-Geral da União

 

14/12/2011 12:18


Artigos Relacionados


CPI da Pedofilia colabora em operação da PF de combate a pedófilos na internet

Agricultura familiar colabora para combate à fome no País

CGU participa de reunião sobre combate à corrupção

CGU participa de conferência sobre combate à corrupção no Panamá

Encerrada audiência pública sobre combate à corrupção

APROVADO TEXTO DA CONVENÇÃO SOBRE COMBATE À CORRUPÇÃO