Água para Todos vai beneficiar 3 mil famílias no Rio Grande do Sul



O Ministério da Integração Nacional firmou na segunda-feira (2) convênio para a construção de 47 sistemas coletivos de abastecimento no Rio Grande do Sul. Essa é mais uma das ações de expansão do Água para Todos, que vai beneficiar trabalhadores rurais como o produtor de leite de Santana do Livramento, Vicente Willes.

"Antes era preciso acordar ainda na madrugada para, de carroça, pegar água em tanques a cerca de 5 km de distância. Agora esta realidade vai mudar", afirmou o produtor, ressaltando que, pela carência de água, muitas famílias deixam a atividade rural para ir morar nas áreas urbanas.

O Água para Todos vai beneficiar 2.800 famílias que moram em assentamentos de 18 municípios do Rio Grande do Sul. O Ministério da Integração Nacional vai investir R$ 38 milhões para a implementação do programa no estado. Outros R$ 2 milhões serão desembolsados pelo governo estadual.

O acordo foi assinado pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e pelo governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, durante a 9ª Abertura da Colheita do Arroz Ecológico, na cidade de Nova Santa Rita (RS). A cerimônia contou também com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.

"Este é um programa de infraestrutura hídrica para garantir água de qualidade para a população de áreas rurais do País. Serão várias tecnologias, como poços artesianos, barragens, sistemas de abastecimento coletivos e individuais, e cisternas de consumo humano e animal. Nosso objetivo no Rio Grande do Sul é levar água potável para o povo e reduzir os efeitos da forte seca dos últimos 20 anos", explicou Fernando Bezerra Coelho.

Entre os municípios do estado incluídos no Água para Todos estão Alegrete, Arambaré, Boa Vista do Incra, Candiota, Canguçu, Cerrito, Eldorado do Sul, Encruzilhada do Sul, Herval, Hulha Negra, Itacurubi, Manoel Viana, Pedro Osório, Piratini, Santana do Livramento, São Gabriel, São Francisco de Assis e Tupanciretã. Esta região vive o terceiro período de seca apenas neste ano.

Programa Água para Todos

Coordenado pelo Ministério da Integração Nacional, o programa faz parte do Plano Brasil Sem Miséria. O objetivo é garantir água de qualidade para mais de 750 mil famílias. O programa já beneficia moradores de municípios como Cedro (PE), Estrela de Alagoas (AL), Matões do Norte (MA), Porto da Folha (SE) e municípios baianos como Craíbas, Riacho de Santana e Ibotirama. Além do Rio Grande do Sul, parcerias já foram assinadas com os governos da Bahia, Pará e Amazonas.

 

Fonte:
Ministério da Integração Nacional



03/04/2012 14:11


Artigos Relacionados


RS lança Segunda Água para beneficiar 240 famílias

Programa Água para Todos levará água potável para mais de dez mil famílias do Amazonas

Luz para Todos será prorrogado para beneficiar quase meio milhão de famílias

Água para Todos contemplará 8 mil famílias no Ceará

Programa Água para Todos vai atender famílias alagoanas

Famílias recebem cisternas do programa Água para Todos