Alagoas investe recursos em alimentação para rebanho



A produção de alimento para rebanhos no semiárido alagoano foi o alvo de um termo de compromisso assinado nesta terça-feira (30) pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e pelo governo de Alagoas. Serão investidos cerca de R$ 1,5 milhão, que serão destinados à implantação de um projeto piloto para produção de forragem de alimentação animal no município de Pariconha, localizado nas proximidades do Canal do Sertão.

O projeto piloto terá área de 60 hectares, onde serão cultivados palma, capim de corte, cana de açúcar, sorgo e milho. A produção será usada para alimentar animais durante a seca e, assim, garantir produção de leite e renda a agricultores vinculados a associações e cooperativas. “Aproximadamente dois mil agricultores serão beneficiados neste projeto piloto no sertão do estado e em uma região conhecida como Bacia do Leite. A Codevasf tem trabalhado em parceria com o governo do estado e com o Ministério da Integração Nacional e acredita que o modelo poderá ser estendido a outras áreas próximas do Canal do Sertão”, avalia Guilherme Almeida, diretor de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Companhia.

"Esse é um projeto piloto de irrigação em Pariconha para preparação de comida animal, a forragem. É uma segurança na alimentação animal, principalmente em épocas de estiagem. Essa parceria com a Codevasf é fundamental para o desenvolvimento da produção nas áreas irrigadas e que mais sofrem com a estiagem.