ALCÂNTARA DEFENDE A PRESERVAÇÃO ESTÉTICA DE BRASÍLIA



"Vejo com preocupação a desfiguração arquitetônica de Brasília", afirmou o senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE), referindo-se a recente lei do Distrito Federal que autoriza a ocupação de áreas públicas por traillers e quiosques. "A cidade é Patrimônio Cultural da Humanidade, tombada pela Unesco. Esse fato representa um galhardão, mas traz também responsabilidade", alertou.

Alcântara fez um apelo ao governador Cristóvam Buarque, para que sua opção pelo social não represente o aniquilamento da estética nacidade. "Li, no Correio Braziliense de domingo passado, que o procurador da República, Antonio Carlos Alpino Bigonha, ingressou na Justiça Federal com uma representação contra essa legislação. Espero que Buarque, um intelectual e homem sensível, possa obter um equilíbrio entre a preservação da arquitetura de Brasília e as necessidades sociais da população".

Para Alcântara, são muitos os perigos que ameaçam a cidade. "São postos de gasolina que aumentam suas áreas, são lojas comerciais que avançam sobre os terrenos públicos, são superquadras que desenham trilhas de concreto cortando as imensas áreas verdes de Brasília, justamente o aspecto mais notável da arquitetura de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa", enfatizou.

O senador cearense lembrou que poucas cidades brasileiras foram escolhidas pela Unesco como patrimônio mundial: Olinda, Ouro Preto e Brasília,representando a arquitetura moderna. "A população precisa se sensibilizar em relação a essa distinção - que tantos outros brasileiros gostariam de ter e não podem -, agindo de acordo com a responsabilidade de preservar a simbologia de ser uma cidade plantada no meio do país por um presidente de visão como Juscelino Kubitschek", advertiu Alcântara.



22/06/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


LÚCIO ALCÂNTARA DESTACA TRABALHO DE PRESERVAÇÃO DO IPHAN

CMA debaterá preservação da Floresta Nacional de Brasília

PRESERVAÇÃO DE BRASÍLIA É TEMA DO PROGRAMA CIDADANIA

CMA deve debater preservação da Floresta Nacional de Brasília

Rollemberg faz críticas ao Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília

Rollemberg apela a Dilma pela preservação urbanística de Brasília