ALCÂNTARA: É HORA DE REFLETIR SOBRE EXPERIÊNCIA HISTÓRICA DO BRASIL



Relembrando afirmação feita em 1946 pelo historiador Caio Prado Júnior - "O Brasil não se libertará efetivamente enquanto não topar com o caminho de uma cultura própria e autônoma" -, o senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) ressaltou nesta quarta-feira (dia 15) que a grande questão que se estabeleceu no país, a partir da Independência política em 1822, foi a da identidade nacional.
Alcântara sintetizou em plenário as diversas interpretações de que o país foi e é objeto, observando que o momento em que irão se completar cinco séculos de inserção na História da Civilização Ocidental representa oportunidade para refletir sobre a experiência brasileira.
- Acredito que a melhor maneira de construir a Pátria com que sonhamos - em que os conceitos de justiça, democracia e cidadania transcendam aos seus aspectos formais, adquirindo densidade e consistência - pressupõe o conhecimento de nossa trajetória, a partir do que será possível buscar a superação das mazelas eventualmente produzidas e dos obstáculos que, pelos séculos afora, impediram a materialização de nossos melhores anseios - disse.
Para Alcântara, ao surgimento do Estado nacional correspondeu a tentativa, tanto simbólica quanto material, de construção de uma identidade brasileira: o que fomos, o que somos, o que queremos ser, e esse debate permanece atual.
O senador destacou, a propósito da busca da identidade nacional, a afirmação de Caio Prado Júnior: "Não se trata, evidentemente, de recomeçar de novo toda a evolução do conhecimento e do pensamento humanos, e reiniciar a longa e difícil jornada do progresso cultural da humanidade. Devemos partir do já adquirido, nos inspirarmos nele e utilizarmos os dados e métodos já conquistados. Mas devemos também acrescentar uma inspiração própria, e olhar para este mundo que nos cerca, tão diferente do mundo europeu ou norte-americano que até hoje nos têm servido de modelo, sem o prisma deformador de uma cultura estranha. É esta uma das premissas fundamentais da nossa libertação e do nosso progresso."

15/12/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Wellington Dias diz que é hora de refletir sobre a situação dos índios

PARA ALCÂNTARA, É PRECISO REFLETIR SOBRE REINCIDÊNCIA DO MOVIMENTO DOS AGRICULTORES

Cristovam: Brasil precisa refletir sobre prática de transformar honestidade em heroísmo

ALCÂNTARA RELATA EXPERIÊNCIA NORTE-AMERICANA NO COLORADO

1º DE DEZEMBRO É DIA DE REFLETIR SOBRE AIDS, DIZ TIÃO VIANA

Campanha de segurança leva motorista a refletir sobre acidentes