Almeida Lima diz que pesquisas induzem os eleitores



O senador Almeida Lima (PMDB-SE) afirmou, em discurso nesta quarta-feira (4), que as pesquisas eleitorais induzem os eleitores a votar no candidato mais bem colocado. Almeida Lima referiu-se às eleições para a Presidência da República e, especificamente, ao instituto Ibope e ao Jornal Nacional da Rede Globo, que teriam levado o eleitor a acreditar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição, seria eleito no primeiro turno.

Em discurso anterior ao dia do pleito, o parlamentar havia criticado decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que permitiu a divulgação pelos institutos de resultados de pesquisa até à data das eleições, anulando dispositivo da Lei daMinirreforma Eleitoral. Pela lei, as pesquisas só poderiam ser divulgadas até 15 dias antes das eleições.

As críticas de Almeida Lima ao Ibope não se referiram aos aspectos técnicos e científicos das pesquisas, mas ao que denominou de "falta de seriedade, honradez e postura cívico-patriótica". Na sua opinião, o instituto teria desrespeitado a opinião pública e agido de forma antiética. Para o senador, os pleitos no Brasil estariam viciados.

Almeida Lima lembrou que apresentou emenda a projeto de lei de autoria do senador Jorge Bornhausen (PFL-BA), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), propondo a divulgação dos resultados de pesquisas eleitorais apenas três meses antes das eleições.

Almeida Lima declarou seu voto em Geraldo Alckmin no segundo turno, independentemente de quaisquer "compromissos ou barganhas políticas" e manifestou otimismo quanto a uma escolha consciente da população brasileira no dia 29 de outubro.Salientou que nos municípios do semi-árido sergipano e também naqueles administrados pelo PT, entre os quais a capital Aracaju e os municípios da Grande Aracaju, o presidente Lula perdeu para o candidato Alckmin no primeiro turno.

04/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Almeida Lima critica decisão do STF sobre divulgação de pesquisas

Almeida Lima classifica de impostura a divulgação de números de pesquisas eleitorais

ACM: Almeida Lima aprendeu a não ser leviano

Almeida Lima vai recorrer de decisão do STF

Almeida Lima é eleito presidente da CMO

Almeida Lima diz que PAC é "farsa atabalhoada"