Alternativas de controle da dengue são destaques na Rio+20
Soluções à base de cravo-da-índia e cal foram apresentadas durante a Expo Brasil Sustentável
Com o objetivo de controlar a infestação do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue, o pesquisador e coordenador do Laboratório de Malária e Dengue do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Wanderli Tadei, propôs um tratamento dos aparadores dos vasos de plantas com uma solução de cravo-da índia.
As pesquisas desenvolvidas pelo instituto para controle do mosquito da dengue são destaque na Expo Brasil Sustentável, feira organizada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para a Conferência das Nações Unidas, a Rio+20.
O cravo-da-índia possui elevada quantidade de eugenol - substância que tem propriedades medicinais, como inseticida, fungicida, antiviral, antibacteriana, antitumoral, anestésico e antioxidante.
Segundo Tadei, foi verificado que a solução tem ação sobre as larvas que proliferam nas águas dos vasos, acumuladas nos aparadores. “Portanto este procedimento é uma forma de controlar a reprodução do mosquito da dengue nas residências”, afirma o pesquisador.
A solução simples pode ser adotada nas residências como forma de controle das larvas do mosquito. Basta bater no liquidificador 60 botões de cravo-da-índia com uma xícara e meia de água. O líquido deve ser aplicado nos aparadores de plantas e apresenta eficácia por até um ano, se o frasco é mantido na geladeira.
Controle nas áreas de Construção Civil
Para controlar a proliferação do Aedes aegypti também nas áreas da construção civil, os pesquisadores do Inpa - em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde - propuseram uma solução de cal e cloro.
De acordo com Tadei, a proporção no preparo da mistura é de oito porções de cal para duas porções de cloro de piscina. “Na aplicação da mistura nas águas acumuladas nas lajes dos edifícios deve-se usar um copo descartável de 180 ml, que é suficiente para cobrir um metro quadrado de água acumulada”, explica.
Acompanhe notícias sobre a Rio+20 no portal do Comitê Nacional de Organização
Visite a página da Rio+20 no Facebook
Siga o perfil da Rio+20 no Twitter
Assista a vídeos sobre a Rio+20 no canal oficial do Youtube
Leia a edição especial da Revista Brasilis sobre a Rio+20
Leia mais:
Morte por dengue cai 80% em 4 meses de 2012
Diminuição de casos de dengue mostra que o Rio não vive mais epidemia
Instituto Butantan vai testar vacina contra dengue em humanos
Fonte:
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
19/06/2012 17:35
Artigos Relacionados
Papaléo cobra providências para o controle da dengue
Pesquisadores brasileiros desenvolvem bioinseticida para o controle da dengue
Ministros discutem ações de prevenção e controle da dengue no País
População deve atuar no controle da dengue, diz Augusto Botelho
Especialista afirma que insegurança dificulta controle da dengue no país
Senado discute controle da dengue, febre amarela e malária