Althoff aprova artigo publicado na Carta Capital
No artigo, José Luiz Portella Pereira propõe uma nova estrutura de gestão do futebol brasileiro. Entre outras sugestões ele defende a implantação de uma Agência Nacional de Esportes com o poder de regular a relação entre o privado (clubes e federações) e o público (o direito do torcedor). Portella também pediu uma legislação que obrigue clubes e federações a respeitar os direitos do torcedor e garantir ampla transparência de suas gestões à sociedade.
Outro ponto abordado no artigo da Carta Capital é a formação de um grupo de executivos treinados em gestão de esportes, especializado nos bastidores do futebol. José Luiz Portella Pereira sugeriu ainda um modelo de gestão profissional sem que o clube se transforme imediatamente em empresa. A inclusão dos torcedores na gestão do clube - por intermédio de um conselho consultivo - foi mais uma das modificações propostas.
"O Ministério dos Esportes e as secretarias estaduais e municipais têm a obrigação de garantir a massificação do esporte, de modo que o surgimento de novos valores não seja monopolizado pelos clubes e empresários", cobrou o articulista da revista.
14/03/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cabral elogia artigo publicado por Agaciel Maia sobre Senado
Educação: Publicado decreto que altera nome de escola na Zona Norte da Capital
Educação: Publicado decreto que altera nomes de duas escolas na Zona Leste da Capital
Saturnino homenageia revista "Carta Capital"
CPI do Futebol aprova por unanimidade relatório de Althoff
CPI do futebol aprova relatório de Althoff e CCJ vota emendas à reforma do Judiciário