Alunas da Fatec ganham prêmio de TI com robô que evita colisões



"Robotino" pode ser adaptado para utilização na indústria automobilística

Um robô com sensores que evitam colisões. Este foi o trabalho desenvolvido por Ana Flávia da Silva e Rhaiza Seimoha, alunas do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec. O projeto conquistou o 1º Prêmio SAE Brasil Estudantil de TI na Indústria da Mobilidade, organizado no 21º Congresso da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE), na capital. O trabalho foi orientado pelos professores Milton Silva da Rocha e Silvio do Lago Pereira.

A ideia do "Robotino", como foi batizado o equipamento, pode ser aprimorada e utilizada na indústria automobilística. "Usamos cinco sensores de infravermelho para percepção e recepção de dados que decidem as ações e o movimento do robô", explica Ana Flávia. "Para um automóvel, seria necessário usar o dobro de sensores."

Segundo Rhaiza, o que já existe no mercado é diferente do que elas desenvolveram. A estudante explica que, ao contrário do que ocorre hoje, o sistema desenvolvido por elas poderia fazer com que o carro respondesse de diversas maneiras, dependendo do obstáculo. ""Se for um pedestre, por exemplo, o carro reduz a velocidade; se for um motociclista na lateral, apenas indica a aproximação."

Do Portal do Governo do Estado



10/03/2012


Artigos Relacionados


Projeto de alunos da Fatec Piracicaba recebe prêmio na Tailândia

Pesquisadores da Unicamp ganham Prêmio Jabuti

Três livros da Imprensa Oficial ganham "PRÊMIO JABUTI"

Três livros da IMPRENSA OFICIAL ganham" PRÊMIO JABUTI".

Projetos do MDS ganham Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social

Pesquisadores brasileiros ganham prêmio da Academia de Ciências para o Mundo