Alvaro Dias cobra engajamento do governo no combate à inflação



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) voltou a demonstrar preocupação com a inflação nesta segunda-feira (25). Em pronunciamento, o senador falou sobre o aumento das expectativas do mercado para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 6,29% para 6,34% na última semana, de acordo com o Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central.

Para ele, há dúvidas sobre o engajamento do governo para cortar gastos e assumir o combate acirrado à inflação. Como exemplos, o senador citou o aumento nos gastos com pessoal e custeio no primeiro trimestre e a diminuição dos investimentos. O senador afirmou que o descuido no combate à inflação coloca em risco a "estabilidade econômica conquistada pelo povo brasileiro".

- É possível até que se tente, este ou aquele, na atividade pública, trazer para si méritos sobre essa conquista, mas é uma conquista coletiva. Obviamente os governos de Itamar franco e Fernando Henrique Cardoso foram fundamentais, mas a sociedade brasileira é que conquistou esse patrimônio da estabilidade econômica - defendeu.

É justamente o povo, segundo o senador, que detecta com mais propriedade o aumento da inflação, especialmente os cidadãos com menor renda.

- Os que ganham até cinco salários mínimos já sofrem conseqüências inevitáveis do retorno da inflação. Todos sofremos, evidentemente, mas notadamente aqueles que ganham menos, quem vai ao supermercado, quem vai à farmácia, quem vai ao posto de gasolina, todos estão sentindo que há o recrudescimento inflacionário - alertou.



25/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias acusa governo de ser tolerante com inflação

Alvaro Dias condena 'tolerância' do governo diante da inflação

Alvaro Dias critica governo pela volta da inflação

Alvaro Dias cobra do PT apoio que deu à CPI da corrupção no governo FHC

Alvaro Dias diz que PAC é "encenação" e cobra metas claras do governo

Alvaro Dias cobra do governo pagamento de benefícios dos aposentados da Varig