Alvaro Dias lamenta fracasso de negociações na OMC



O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) lamentou nesta segunda-feira (24), em Plenário, a interrupção das reuniões da chamada Rodada de Doha (em Genebra, Suíça), anunciada pela Organização Mundial do Comércio (OMC). Os países mais importantes do mundo, disse o senador, não conseguiram entendimento acerca de uma reforma no comércio agrícola mundial.

Alvaro Dias lembrou que alguns países representados nas reuniões responsabilizam os Estados Unidos pelo impasse nas negociações, em virtude dos norte-americanos não aceitarem a diminuição de US$ 20 bilhões nos subsídios governamentais para seus produtores agrícolas.

O senador disse que estas grandes nações agem com egoísmo ao impedirem maiores lucros para os países emergentes no comércio agrícola internacional. Para Alvaro Dias, a competição neste setor do comércio mundial é "desvantajosa, desigual e perversa" para os países em desenvolvimento.

- Foi uma rodada frustrada. Não houve sensibilidade dos líderes mais importantes do mundo. Uma reforma no comércio agrícola mundial poderia reduzir os índices de pobreza no mundo - afirmou Alvaro Dias.



24/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias quer que Lula assuma negociações com Evo Morales

‘Rio+20 será um fracasso’, diz especialista em negociações relacionadas ao clima

Alvaro Dias lamenta 'banalização da corrupção' no Brasil

Alvaro Dias lamenta desencanto do povo com política

Alvaro Dias lamenta a morte do ex-senador Mattos Leão

Alvaro Dias lamenta descaso do governo com a segurança pública