Amazônia receberá equipamentos que coletam dados climáticos



Os dados colhidos servirão para uso dos serviços de meteorologia da aeronáutica e da navegação aérea

A região amazônica vai receber no próximo ano, onze novas Estações Meteorológicas de Superfície (EMS), que são equipamentos utilizados para coletar e processar dados climáticos - temperatura, radiação solar, pressão atmosférica, umidade relativa do ar e velocidade e direção do vento. A instalação será feita pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), órgão ligado ao Ministério da Defesa.

Segundo o chefe da Divisão de Meteorologia do Centro Regional do Sipam em Manaus (AM), o meteorologista Ricardo Dallarosa, as estações meteorológicas são importantes porque indicam a chamada “verdade de campo”, informações que conferem maior credibilidade aos dados obtidos por meio de sensores remotos. “São informações que permitem uma melhor descrição do ambiente local, além de suporte à geração de produtos de previsão de tempo e clima”, explica.

As instalações

Quatro estações deverão ser instaladas no Amazonas e outras duas em Roraima. Os equipamentos restantes vão ser distribuídos entre os estados do Pará, Amapá, Maranhão e Tocantins.

Segundo Dallarosa, a definição inicial dos locais para a instalação das EMS levou em conta a necessidade de melhorar a distribuição espacial das informações na Amazônia, além de aperfeiçoar o atendimento às defesas civis.

Técnicos do Censipam realizam pesquisas de campo para atestar que os municípios previamente indicados têm condições de receber as novas estações meteorológicas. Em Mucajaí e Caracaraí, no estado de Roraima, uma equipe começou testes para medir a qualidade do sinal de internet para a transmissão dos dados.

As informações obtidas pelas Estações Meteorológicas de Superfície são transmitidas via satélite para os centros regionais do Sipam, que as utilizam nos estudos de climatologia e geração de produtos meteorológicos.

Os resultados 

Estações desse tipo são também utilizadas pela Força Aérea Brasileira, para auxílio do controle do espaço aéreo. Nesse caso, as EMS são implantadas nos aeródromos e coletam dados meteorológicos representativos das condições na pista de pouso. Os dados colhidos são codificados e transmitidos aos bancos de dados, para uso dos serviços de meteorologia aeronáutica e da navegação aérea.

Leia mais:

Forças Armadas mobilizam 5 mil militares para a Operação Amazônia 2012

Dia da Amazônia é comemorado com mais recursos para unidades de conservação

 

Fonte:
Ministério da Defesa

 



19/09/2012 17:22


Artigos Relacionados


Assis receberá equipamentos de atenção ao idoso

"Inquisição moderna" responsabiliza Brasil e Amazônia por problemas climáticos, diz Mozarildo

Patrocínio anuncia participação do Tocantins em programa de estudos climáticos sobre a Amazônia

Segunda etapa do Censo receberá dados até 20 de março

Embaixador da Índia receberá dados sobre pedófilos daquele país que atuam no Orkut

Amazonas receberá R$ 15 milhões do Fundo Amazônia