Amir Lando diz que Dia da Criança deve servir como data para reflexão



Ao celebrar o Dia da Criança, transcorrido no dia 12 de outubro, o senador Amir Lando (PMDB-RO) disse que a data deve não apenas ser comemorada, mas servir como momento de reflexão e de mudança de atitudes. Embora reconhecendo que as ações individuais são insuficientes para modificar o mundo, ele comentou que o exemplo de cada um pode servir para construir um futuro melhor.

- O mundo precisa, urgentemente, resgatar esse resquício de criança e reaprender a conjugar os verbos na primeira pessoa do plural, quaisquer que sejam os seus significados; se alegria, dividida; se tristeza, compartilhada. É que a nossa porção adulta tem uma forte tendência individualista, de primeira pessoa do singular. A tecnologia dos computadores nos coloca em contato direto com o mundo, ao mesmo tempo em que nos prende entre quatro paredes, solitários, privados de calor humano - afirmou Amir Lando.

Na opinião do senador por Rondônia, mais do que presentes, as crianças do Brasil merecem ter direito a um futuro. Ele lamentou que milhões de crianças brasileiras, de todas as idades, sequer tenham registro civil, o que significa que não existem oficialmente. Milhões de outras, acrescentou Amir Lando, morreram principalmente de causas decorrentes da desnutrição e não tiveram direito à certidão de óbito, ou seja, legalmente não existiram.

Em virtude da miséria que já atinge mais de 1,5 bilhão de crianças em todo o mundo, destacou o senador, está sendo projetado para o futuro o aparecimento de uma sub-raça, que é produto da subnutrição. Amir Lando disse os países, em vez de se omitirem diante deste problema, deveriam trabalhar na busca da inclusão social destas pessoas.



17/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dia Internacional da Água deve servir para reflexão, dizem senadores

Dia Internacional da Água deve servir para reflexão, dizem senadores

Garibaldi Alves: Seminário sobre 20 Anos da Constituição deve servir para reflexão

CPI dos Sanguessugas tem Antonio Carlos Biscaia como presidente e Amir Lando como relator

Ana Rita saúda mulheres pelo seu dia e diz que data deve ser oportunidade para reflexão

Amir Lando diz que governo implantará projeto como o da antiga Emater