AMIR LANDO PROPÕE AUMENTO DE PENA PARA HOMICÍDIO CONTRA POLICIAL



Os sucessivos homicídios praticados contra policiais no estado do Rio de Janeiro levaram o senador Amir Lando (PMDB-RO) a apresentar projeto de lei em que esse crime deixa de ser considerado homicídio simples, sujeito a pena de seis a 20 anos, para ser tratado como homicídio qualificado, o que implica pena de reclusão de 12 a 30 anos. O projeto está sendo examinado pela CCJ, para decisão terminativa.

Amir Lando reconhece que um simples diploma legal não tem, por si só, o poder de resolver a dramática situação por que passam os policiais e a população do Rio de Janeiro. No entanto, essa mudança na lei penal poderá dar aos tribunais o embasamento jurídico necessário à aplicação de penas mais rigorosas.

Na justificação da proposta, o senador ressalta que o assassinato de um policial, em serviço, foi um dos motivos que levou a Suprema Corte dos Estados Unidos a adotar a aplicação da pena de morte. O assassinato de um agente da sociedade a quem cabe a defesa do cidadão, por sua gravidade, merece o máximo rigor da lei, conforme entendeu acertadamente a Suprema Corte americana, na opinião do senador.

10/11/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Homicídio contra policial poderá ter pena mais rigorosa

Juristas analisam possibilidade de aumento de pena para crimes de homicídio

AMIR LANDO DEFENDE AUMENTO DO TETO SALARIAL PARA JUÍZES E PARLAMENTARES

AMIR LANDO: "É HORA DE LUTAR PELO AUMENTO DO MÍNIMO, E NÃO DE CRITICAR"

AMIR LANDO PROPÕE A VALORIZAÇÃO DO PEQUENO PRODUTOR

AMIR LANDO PROPÕE REDISCUSSÃO DO PACTO FEDERATIVO