AMORIM QUER FISCALIZAÇÃO SOBRE RECURSOS ENVIADOS PARA RONDÔNIA



O senador Ernandes Amorim (PPB-RO) pediu hoje (dia21) ao presidente Fernando Henrique Cardoso que atenda às necessidades do estado de Rondônia "por meio de vias regulares, onde existe prévia determinação de aplicação em projeto ou atividade sob fiscalização do Tribunal de Contas da União.

Segundo o senador, vários parlamentares já criticaram, sem sucesso, a utilização de recurso federal pelo governador de Rondônia, para tentar se reeleger, como o próprio afirma. "Não é possível que as denúncias dos senadores e deputados sejam continuamente ignoradas e desmoralizadas pelos assessores do presidente", lamentou.

Amorim afirmou que não há justificativa para o governo federal continuar destinando recursos a Rondônia com a finalidade de quitar dívidas entre o governo estadual e a Companhia Elétrica de Rondônia (Ceron), já que a Eletrobras pode adquirir o controle acionário dessa companhia.

- Por que os assessores do presidente insistem em mandar dinheiro para o governador de Rondônia sem a devida fiscalzação do TCU e da Casa? - questionou.

O senador reclamou a imediata aquisição do controle acionário da Ceron pela Eletrobrás, explicando que o pagamento das dívidas da companhia pode ocorrer por meio da venda do restante das ações à empresa ligada ao governo federal.

Amorim disse que a Comissão de Fiscalização e Controle deve constituir em breve um subcomissão para acompanhar a compra das ações pela Eletrobrás e demais relações entre as partes envolvidas. Para o senador, "é necessário um controle preventivo, porque, a seu ver, há dúvidas que recaem sobre a honestidade do governo de Rondônia e também sobre as recentes declarações do governador à imprensa sobre a troca de apoio mútuo às reeleições, tanto no âmbito federal quanto no estadual.



21/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


ERNANDES AMORIM ANUNCIA QUE SUBCOMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO EMBARCA HOJE PARA RONDÔNIA

AMORIM APONTA MÁ APLICAÇÃO DE RECURSOS EM RONDÔNIA

ERNANDES AMORIM DENUNCIA DESVIO DE RECURSOS EM RONDÔNIA

Vai a Plenário pedido de informações sobre recursos da Parmalat enviados ao exterior

ERNANDES AMORIM QUER MAIS RECURSOS PARA MUNICÍPIOS DA AMAZÔNIA

COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO ANALISA DOCUMENTOS ENVIADOS PELO TCU