Ana Amélia ressalta colaboração entre União, estados e municípios em favor da Copa de 2014



A senadora Ana Amélia (PP-RS) afirmou nesta quarta-feira (12), em Plenário, que um ponto positivo da preparação do Brasil para a Copa do Mundo é colaboração que tem havido entre União, estados e municípios na fiscalização do dinheiro público aplicado nas obras do campeonato mundial.

Ela admitiu que há muitas críticas aos gastos com essas obras, mas contou que, em audiência na terça-feira (11) na Comissão de Cultura e Esporte, ficou claro que o trabalho do Tribunal de Contas da União  permitiu ao país economizar milhões R$ 500 milhões nas obras da Copa.

Ana Amélia disse que no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, por exemplo, a economia foi de 6,6 milhões; já em Manaus, a economia foi de mais de R$ 73 milhões. E o melhor, segundo a senadora, é que a fiscalização do TCU foi feita sem que nenhuma obra precisasse ser paralisada. Ela só lamentou que a população não saiba disso.

Ana Amélia espera que um dos legados da Copa seja o ensinamento de que o país precisa fazer o planejamento de obras importantes, porque o Brasil não tem a cultura de planejamento, execução e avaliação de todas as etapas das obras públicas.

- O país só terá grande na hora que trocar a cultura da improvisação pela cultura do planejamento. A segunda etapa, no caso da copa, será cobrar aquilo que ficou no caminho, pois obra inacabada é muito mais cara sob todos os aspectos. E se esse legado é realmente o grande patrimônio da Copa ele não pode ficar no meio do caminho. As obras todas devem ser concluídas para o benefício dos brasileiros - disse Ana Amélia.



12/03/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Iniciativa de Ricardo Santos regulamenta colaboração entre União, estados e municípios na educação

Ana Amélia apoia reflexão sobre relações entre governo federal, estados e municípios

Cientista sugere a ministro união entre ciência e futebol na abertura da Copa do Mundo 2014

Sarney: relações entre municípios, estados e União estão ‘esgarçadas’

Distribuição de contribuições sociais entre União, estados e municípios é discutida na CCJ

Tião Viana: endemia de dengue exige acordo entre União, estados e municípios