Ana Júlia anuncia campanha de erradicação do trabalho escravo



A senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA) registou o lançamento, na quarta-feira (22), da Campanha Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo pelo governo federal, iniciativa que integra plano de combate a este crime em todo o país.

- O Plano Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo, criado pelo governo Lula, buscou atacar o problema em sua totalidade, não se limitou a ações de conscientização e sensibilização, como a referida campanha que está sendo lançada, mas previu também ações que venham a contribuir para a diminuição da impunidade - afirmou.

Entre as ações do plano, a senadora ressaltou a implementação de 269 novas Varas de Trabalho, sendo que 50 delas serão instaladas em regiões de maior incidência de escravidão, como o sul do Pará. Segundo informou, os órgãos foram criados por projeto de lei da Câmara (PLC nº 63/2003) recentemente aprovado pelo Senado e relatado por ela. A proposta garante o acesso dos trabalhadores vitimados à justiça, assinalou.

No ano de 2002, conforme Ana Júlia, as equipes de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego identificaram mais de 5 mil trabalhadores escravos em todo o Brasil, com maior concentração no Pará. Até julho deste ano, foram libertados 2.587 trabalhadores, 62,29% a mais do que no mesmo período do ano passado, o que, para a senadora, evidencia uma fiscalização mais presente e eficaz.

Ana Júlia explicou que os trabalhadores são aliciados com promessas de remuneração. Depois de recrutados, são submetidos a trabalhos forçados sob o pretexto de dívidas contraídas com despesas de alimentação e transporte.



24/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Erradicação do trabalho escravo mobiliza senadores

Erradicação do trabalho escravo é tema de encontro nacional

Emendas da CDH à LDO tratam da erradicação do trabalho escravo e infantil

Paim abre audiência sobre erradicação do trabalho escravo

Publicação registra dez anos de Comissão para Erradicação do Trabalho Escravo

Plano Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo será debatido em audiência pública