Ana Júlia despede-se do Senado para assumir governo do Pará



A senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA) fez, nesta segunda-feira (18), seu discurso de despedida do legislativo federal para assumir, em 1o de janeiro, o cargo de governadora do Pará, para o qual foi eleita nas eleições de outubro. Ela agradeceu a todos os integrantes do Senado, do presidente Renan Calheiros aos servidores de seu gabinete.

Primeira senadora eleita pelo estado do Pará, Ana Júlia volta a fazer história ao tornar-se a primeira governadora eleita daquele estado. Ela prometeu dedicar-se com muita responsabilidade à missão de melhorar a vida dos paraenses e lembrou que, como senadora, não mediu esforços para diminuir a desigualdade que sofre o estado e a região Norte em relação ao restante do país.

- Nem sempre fui vitoriosa, mas isso é parte da democracia - observou.

Ana Júlia disse ter aprendido, em quatro de Senado, a admirar adversários e o convívio respeitoso da democracia. Além disso, constatou que o Congresso Nacional nada mais é do que um espelho que reflete a sociedade, com todas as suas diferenças, e alertou para a reação da sociedade na questão do aumento salarial dos parlamentares.

- Esta Casa é o exemplo concreto da importância do debate democrático. Esta Casa deve estar sempre atenta às críticas sobre o desempenho dos parlamentares. Eu gostaria que o Congresso fizesse uma reavaliação do reajuste salarial. Acho que é justo a reposição da inflação - sugeriu.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) cumprimentou Ana Júlia pela sensibilidade demonstrada nas questões sociais e ambientais. O senador Alberto Silva (PMDB-PI) disse que a ausência da senadora deixará saudades e ressaltou que o Pará poderá capitanear o programa do biodiesel. O senador Edison Lobão (PFL-MA) disse estar torcendo para que o Brasil tenha mais governadoras, "para agregar o valor feminino na vida pública".

O senador Mão Santa (PMDB-PI) aconselhou Ana Júlia sobre como se conduzir no governo. Segundo ele, "governar é premiar os bons e punir os maus". O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) disse que a senadora deu uma demonstração de que a convivência entre contrários é possível e desejável. O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) disse que a vitória nas eleições se deveu à garra e à competência pessoais de Ana Júlia e lembrou que, como membros da CPI da Terra, percorreram várias vezes o Pará.

Ana Júlia ainda destacou, na sua atuação como senadora, a busca de recursos para obras como a rodovia BR-163, que liga Santarém a Cuiabá; para as eclusas de Tucuruí, que viabilizarão hidrovias; e para a hidrelétrica de Belo Monte. Além disso, ela lembrou terem sido triplicados os recursos destinados a 27 mil famílias paraenses inscritas no Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf).

- Saio feliz por ter contribuído com grandes projetos e por ter participado de grandes debates. Em 1º de janeiro, troco de cargo, mas não troco a pauta em defesa do povo do Pará - concluiu.



18/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rosalba se despede do Senado para assumir o governo do RN

ESPERIDIÃO AMIN DESPEDE-SE PARA ASSUMIR GOVERNO DE SANTA CATARINA

Suassuna se despede do Senado para assumir Ministério da Integração Nacional

Marta Suplicy despede-se do Senado para assumir Ministério da Cultura

Tebet despede-se da CCJ para assumir Ministério da Integração Nacional

Paulo Pimenta se despede da Assembléia para assumir vice-prefeitura em Santa Maria