Ana Rita comemora queda na mortalidade materna



A senadora Ana Rita (PT-ES) comemorou a queda de 55,3% na mortalidade materna, nos últimos 20 anos, conforme dados do Ministério da Saúde. Em pronunciamento por ocasião do Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e do Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, que celebrados nesta terça-feira (28), a senadora disse que o país obteve importantes avanços.

- Apenas de 2010 para 2011, a queda foi de 8,5%, um avanço em consequência da melhoria na atenção obstétrica e na atenção à saúde integral da mulher nos estados e municípios. Esses dados demonstram o empenho do Brasil e do governo em ampliar e melhorar cada vez mais o direito das mulheres a uma saúde com mais autonomia, acesso e qualidade – afirmou Ana Rita, presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado.

No mesmo pronunciamento, a senadora saudou a realização da 1ª Semana Nacional dos Povos Ciganos, realizada no Parque de Exposição da Granja do Torto, em Brasília. Segundo Ana Rita, participaram do encontro, na semana passada, cerca de 300 representantes de comunidades ciganas.

– Tive a grata satisfação de visitar o acampamento, onde reafirmei o meu apoio a luta dos povos ciganos – lembrou.

Foram debatidos no evento as políticas públicas para os ciganos, a  valorização e visibilidade da cultura cigana, além da busca pela ampliação da interlocução das lideranças tradicionais ciganas com o Estado.



28/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ângela Portela destaca queda no índice de mortalidade materna

Projeto institui o Dia de Combate à Mortalidade Materna

Mortalidade materna por complicações na gravidez, parto e puerpério cai 56%

Mortalidade materna cai 34% em todo o mundo, mas OMS quer mais

Mozarildo Cavalcanti destaca redução na mortalidade materna

Temporão participa de audiência sobre mortalidade materna