Aneel publica edital de leilão de compra de energia



 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) publicou nesta quinta-feira (17), no Diário Oficial da União (DOU), o aviso de licitação referente ao Leilão nº 09/2013 (A-3), destinado à compra de energia de novos empreendimentos de geração eólica, solar e termelétrica a biomassa ou a gás natural em ciclo combinado com início de suprimento a partir de 1º/01/2016. O leilão deve ocorrer no dia 18 de novembro de 2013.

O Custo Marginal de Referência (CMR) será de R$126,00 MWh. O preço inicial do Produto Quantidade e o preço inicial do Produto Disponibilidade são de R$126,00/MWh.

Pela primeira vez poderão participar do leilão empreendimentos de geração solar, na modalidade por disponibilidade, cuja potência seja igual ou maior que 5 MW e Custo Variável Unitário (CVU) igual a zero.

Uma alteração em relação aos editais anteriores diz respeito à diretriz estabelecida no art. 14 da Portaria MME 226/2013: no caso de indisponibilidade, na data de início de suprimento, das instalações de transmissão necessárias para o escoamento da energia produzida pelo vendedor, existe a obrigação de reconstituição de lastro de venda para o vendedor, ainda que a usina seja considerada apta a entrar em operação comercial. Com isso, previnem-se descompassos entre a geração e a transmissão de energia elétrica.

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica havia aprovado o edital do leilão A-3 em sua reunião de 11/10/2013, com o resultado da Audiência Pública 102/2013, que recebeu contribuições de interessados entre 11 e 25 de setembro deste ano.  

Fonte:

Agência Nacional de Energia Elétrica



17/10/2013 17:26


Artigos Relacionados


Aneel aprova edital para compra de energia elétrica

Aneel abre audiência para discutir edital de leilão energia de reserva

Aneel realiza leilão A-5 nesta terça-feira (20) para a compra de energia de diferentes fontes

Aneel terá audiência pública para aprimorar edital de leilão para regiões remotas

Aneel mantém edital de leilão da UHE Três Irmãos

Aneel aprova segundo leilão de energia elétrica do ano