Anibal pede atenção do governo para Acre superar crise causada por enchentes



O senador Aníbal Diniz (PT-AC) afirmou em Plenário, nesta sexta-feira (4), que o Acre ainda enfrenta grandes dificuldades por causa do transbordamento do Rio Madeira, quadro que exige atenção especial por parte do governo federal, como ressaltou. Entre as medidas urgentes, ele citou esforços para que seja retomado o tráfego na BR-364, no trecho que liga Rio Branco a Porto Velho, capitais do Acre e de Rondônia, principal ligação com outras regiões do país.

- Sem a compreensão de que se trata de uma situação de absoluta excepcionalidade, os burocratas de Brasília podem querer tratar do assunto dentro da normalidade, com a espera de sempre. É preciso uma ação emergencial para volta à normalidade do tráfego, sob pena se estender o sofrimento da população por muito mais tempo - alertou.

Com a danificação da estrada, o abastecimento do estado ficou completamente comprometido. Um longo trecho da via ficou completamente coberto por uma lâmina de água que chegou a 1,70 m de altura. Para completar, a “operação de guerra” para assegurar a travessia de carretas por meio de balsas, entre as duas capitais, apresentou falhas nos últimos dias. A quantidade diária de travessias, de 40 a 50 veículos, caiu fortemente. Na véspera, afirmou o senador, só houve o transbordo de 13 carretas.

- É uma situação extremamente grave para a população e a funcionalidade do sistema econômico do Acre – observou Aníbal.

Depressão econômica

De acordo o senador, os comerciantes não conseguem receber os produtos adquiridos, o que resultou em escassez e paralisia dos negócios. Em decorrência do peso do setor de bens e serviços na economia, ele disse que o estado enfrenta uma crise sem precedentes. Para ilustrar, observou que produtos da ordem de R$ 1,2 bilhão foram tributados pela administração fazendária em março de 2013. Já em março desse ano, a tributação incidiu sobre R$ 700 milhões.

O senador disse que todos os esforços estão sendo feitos pelo governo estadual diante do quadro atual. Porém, salientou que o estado precisa de “grande mobilização” do governo federal, a começar pelo esforço do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit) para reconstruir a BR-364 nos trechos destruídos, adotando padrões que impeçam que os mesmos problemas venham a ocorrer no futuro.

Outra providência urgente, segundo o parlamentar, seria a redução da burocracia que, como observou, está atrasando por mais de uma semana importações de alimentos do Peru. Na fronteira, amostras são recolhidas e enviadas a Goiânia, para avaliação de qualidade sanitária. Segundo ele, as análises podem ser feitas em laboratórios da Universidade Federal do Pará ou em unidade da Embrapa no estado, para que as cargas sejam liberadas mais rapidamente. Ele disse que o assunto já foi tratado esta semana com o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante.



04/04/2014

Agência Senado


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