Antero registra falecimento do cineasta sueco Arne Sucksdorff



Ao registrar em plenário nesta quinta-feira (dia 10) o falecimento do cineasta, escritor, roteirista, fotógrafo e ecologista sueco Arne Sucksdorff, acontecido na última sexta-feira (dia 4), o senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) afirmou que sua morte foi uma grande perda para o país.

Antero lembrou que Sucksdorff, que morou durante mais 30 anos em Cuiabá, viveu por dois anos no Pantanal, como índio, "abandonando o cinema para viver como se estivesse num filme". Nascia então, disse o senador, "uma outra carreira brilhante, a de ecologista". Sucksdorff, recordou, foi um ardoroso defensor do Pantanal, muito antes do boom do ambientalismo, da década de 80. Essa paixão pela natureza levou a imprensa brasileira a chamá-lo de o viking das selvas - disse o parlamentar.

Enquanto morou em Cuiabá, acrescentou o senador, Sucksdorff liderou movimentos em favor do Pantanal, fotografou, registou imagens e denunciou toda e qualquer agressão àquele ecossistema. O acervo completo dos trabalhos fotográficos de Sucksdorff encontra-se atualmente no Museu da Fundação Estadual do Meio Ambiente de Mato Grosso, fundado em 1995.

De acordo com o senador, Sucksdorff realizou a mais importante coleção iconográfica a respeito do Pantanal e foi devido ao seu premiado livro Pantanal, Paraíso Perdido, no início dos anos 80, que o mundo conheceu as belezas de uma das mais ricas biodiversidades do planeta.

Sucksdorff, antes de chegar ao Brasil, em 1962, já havia realizado 15 longas e diversos curtas metragens, tendo recebido um Oscar de melhor documentário com o filme Ritmo da Cidade; uma Palma de Ouro no Festival de Cannes por A Grande Aventura, e o prêmio de melhor filme do Festival de Veneza, pela realização de O Vento e o Rio.- O Brasil infelizmente pouco conheceu Sucksdorff. Essa injustiça talvez esteja sendo corrigida com o lançamento do filme Uma Vida Dividida, que conta parte da vida do cineasta, fotógrafo e ecologista - disse o senador.As cinzas de Sucksdorff serão lançadas no Pantanal, conforme seu último desejo, informou o senador.

10/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Antero de Barros destaca filme do Cultura ao Meio-Dia sobre cineasta sueco

Ministra lamenta o falecimento do cineasta Paulo Cezar Saraceni

Cultura divulga notar de pesar pelo falecimento do cineasta Linduarte Noronha

Eduardo registra visita do cineasta Cacá Diegues ao Tocantins

LOBÃO REGISTRA FALECIMENTO DE EXPEDICTO QUINTAS

Alvaro Dias registra falecimento de economista paranaense