ANTONIO CARLOS DEFENDE BAIANOS CONTRA DEMISSÕES DO EXCEL-ECONÔMICO



O presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, disse hoje (dia 03) que a condição de presidente do Senado não o impede de defender o povo baiano contra as demissões que o banco Excel-Econômico vem fazendo em seu estado e no Nordeste. Ele foi citado em editorial e em artigo da Folha de S. Paulo como tendo faltado com a sobriedade do cargo ao manifestar-se sobre o banco.

O senador esclareceu que apenas respondeu o seguinte ao jornalista que lhe indagou sobre o que faria diante de um banco que passou a demitir empregados, apesar de beneficiado pelo Proer: "Já fiz. Retirei o depósito que tinha no Excel-Econômico e passei para outro banco, numa demonstração de desaprovação". Na avaliação do presidente do Senado, isso não é faltar com a sobriedade.

- Em defesa da Bahia, eu faço o que é necessário, porque este é o meu dever. Por isso é que sou senador da República. Sou presidente do Senado com muita honra. Não quebrei nada da sobriedade do Senado e não quebrarei enquanto estiver na presidência.

Antonio Carlos Magalhães observou que, "quando se trata de banco, é difícil ter o apoio da mídia", mas ressaltou que se sente com a consciência tranqüila e até solidário com o Partido dos Trabalhadores, contra as demissões promovidas pelo Excel-Econômico. Ele lembrou ter apresentado emenda para impedir que um banco beneficiado com recursos do Proer pudesse demitir indiscriminadamente.

Disse também que esse programa de reestruturação financeira não foi criado para beneficiar os bancos Econômico e Excel, mas o fato é que beneficiou, em decorrência da persistente luta do povo baiano. Explicou ainda que o Excel era um banco pequeno e que seu atendimento pelo Proer não foi feito para diminuir seus investimentos na Bahia, muito menos para que, depois de sanado, ele passasse a demitir funcionários antigos.

Referindo-se a discurso do senador Josaphat Marinho (PFL-BA) sobre as demissões do Excel, o presidente do Senado disse apoiar suas palavras e sustentou que defenderá o povo baiano sempre que este for injustiçado. "Não me inibo de defender a Bahia e o Nordeste, sobretudo em casos tão injustos como esse".



03/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


JOSAPHAT MARINHO CRITICA DEMISSÕES EM MASSA NO EXCEL

ANTONIO CARLOS DEFENDE LEI MAIS DURA CONTRA "GRAMPOS"

ANTONIO CARLOS MAGALHÃES DEFENDE SERIEDADE DA CPI

Antonio Carlos Rodrigues defende ampliação do TRF de São Paulo

Antonio Carlos defende regulamentação do uso de medidas provisórias

Antonio Carlos defende ampliação dos investimentos públicos