Antônio Carlos Junior lamenta morte de delegado e escalada da violência na Bahia



O senador Antonio Carlos Junior (DEM-BA) lamentou, em discurso nesta quarta-feira (26), episódio estarrecedor ocorrido em Camaçari (BA): um delegado de polícia foi assassinado a tiros de metralhadora, em plena luz do dia, enquanto dava entrevista ao vivo, pelo celular, para uma rádio da cidade.

- Esse é um episódio para não ser esquecido. É triste, nos assusta e envergonha a todos e exige pronta resposta do governador Jacques Wagner - declarou.

Clayton Leão Chaves estava à frente da 18ª delegacia de Camaçari há pouco mais de um ano e vinha intensificando o combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado na região. Seu assassinato, em uma emboscada, mostra como não é apenas a capital, Salvador, que se encontra à mercê da bandidagem, observou o parlamentar.

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública baiana, citados pelo parlamentar, 4.796 pessoas foram assassinadas na Bahia em 2009, um número 48,9% maior comparando-se os dados de 2006. Junto com as mortes violentas cresceram também os roubos, os sequestros relâmpagos e os crimes contra o patrimônio. Ele também mencionou artigos e reportagens publicados na imprensa que demonstrariam como "Salvador é uma cidade sitiada pelo medo".

O parlamentar exigiu providências contra a ousadia da bandidagem que, ao atacar o delegado em plena luz do dia e em uma via movimentada, traduz a sensação de impunidade que o crime organizado bem experimentando na Bahia, resultado de uma política de segurança pública que, a seu ver, é incompetente e tacanha.

- A morte do delegado não pode ter sido em vão - disse.



26/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Bahia está acuada pela violência, alerta Antonio Carlos Junior

Antonio Carlos Júnior diz que Bahia nunca esteve tão violenta

Antonio Carlos Junior denuncia caos da saúde na Bahia

Antonio Carlos Junior denuncia caos na saúde na Bahia

Antonio Carlos Júnior critica proposta de divisão da Bahia

Antonio Carlos Junior aponta queda na arrecadação do estado da Bahia