Antonio Russo saúda os 34 anos do Mato Grosso do Sul




Em pronunciamento nesta segunda-feira (10), o senador Antonio Russo (PR-MS) saudou os 34 anos de criação do Mato Grosso do Sul, e disse que nesse período o estado cresceu em infraestrutura, tornando-se hoje um dos principais pólos de desenvolvimento do país.

Antonio Russo considerou acertada a decisão de desmembrar o antigo Mato Grosso para a criação de um novo estado, pois ela abriu espaço para o desenvolvimento econômico e social da região Centro-Oeste.

Esse fenômeno, segundo ele, também poderá se repetir com o surgimento de novas unidades da Federação, a exemplo de Carajás e Tapajós, cuja criação será definida pela população do Pará por meio de plebiscito, previsto para dezembro próximo.

Mesmo sendo onerosa a criação de um novo estado, disse Antonio Russo, as mudanças surgidas com o passar do tempo irão superar essas dificuldades, transformando-as em aspectos positivos da administração local.

O senador afirmou que Mato Grosso do Sul conseguiu superar todas as adversidades verificadas nas décadas de 1980 e 1990, tornando-se um importante produtor agroindustrial associado à conservação ambiental.

O Mato Grosso do Sul, ressaltou o senador, produz 10 milhões de toneladas de grãos; 40 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano; tem um rebanho de 2 milhões de cabeças de gado com a melhor genética do país; ampla estrutura de serviço; e 450 quilômetros de rodovias pavimentadas.

O estado conta ainda com malha ferroviária com 1.700 quilômetros; 1.800 quilômetros de hidrovias; e um parque industrial localizado estrategicamente na fronteira com o Paraguai e Bolívia, o que poderá render ao Mato Grosso do Sul um importante papel no Mercosul.

Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) disse que a criação do Mato Grosso do Sul é importante para que a população paraense avalie a criação de Carajás e Tapajós. Já o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) disse que o estado é um dos mais promissores do país, saudando os agricultores paranaenses que vivem naquela região.



10/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


ANTONIO CARLOS SAÚDA 250 ANOS DE MATO GROSSO

Antônio Russo: Mato Grosso do Sul tem um dos melhores indicadores de sustentabilidade do Brasil

Antonio Russo quer trecho da Ferrovia Norte-Sul em Mato Grosso do Sul

Serys saúda investimento holandês na plantação de teca no Mato Grosso

Jayme Campos saúda representantes eleitos pelo Mato Grosso

Antônio João protesta contra atuação de mineradora estrangeira em Mato Grosso do Sul